sexta-feira, 7 de março de 2008

0011) Guerra com testemunhas (4.4.2003)

A televisão dá as últimas notícias e os primeiros comentários sobre a guerra, mas sou dos que crêem que catástrofes desse tipo só são entendidas dez anos depois. Enquanto isto, há saites da Internet que remetem a diferentes jornais, revistas e pontos de vista. O saite www.observatoriodaimprensa.com.br, atualizado às quartas-feiras, sempre traz uma grande variedade de articulistas. Os saites de nossas revistas semanais (http://revistaepoca.globo.com, www.zaz.com.br/istoe e http://vejaonline.abril.com.br) permitem comparar rapidamente a substância das reportagens e artigos, antes de passar na banca.

Na imprensa de fora, pode-se examinar as manchetes e os ensaios do New York Times (www.nytimes.com) e do britânico The Independent (www.independent.co.uk). As revistas eletrônicas Slate (http://slate.msn.com) e Salon (www.salon.com/index.html) sempre trazem material útil, a maior parte com acesso gratuito. Para quem quiser ter acesso a pontos-de-vista do lado oriental, um ponto de partida pode ser o saite www.arabnews.com, da Arábia Saudita, em doses proporcionais às do tradicional www.cnn.com, para equilibrar os pratos da balança.

O saite www.antiwar.com (“um saite dedicado à causa do não-intervencionismo, frequentado por libertários, pacifistas, esquerdistas, verdes, e independentes, bem como por pessoas de direita que mesmo assim concordam com suas idéias sobre o imperialismo”) tem links para artigos que analisam a política externa dos EUA, em jornais e revistas do mundo inteiro.

Um saite indiretamente ligado à Guerra do Iraque é www.terrorismanswers.com/home, mantido pelo Council of Foreign Relations, que publica a conhecida revista “Foreign Affairs”. O governo Bush nos tem sugerido que o Iraque estava envolvido nos atentados de 11 de setembro (isso nunca foi provado). Como a presente invasão se dá num contexto que inclui o terrorismo internacional, pode-se encontrar neste saite respostas rápidas e claras sobre aspectos ligados ao terrorismo: armas, filosofia, legislação, táticas, etc.

Para os que se interessam por tática e estratégia militar, há um blog (diário online) de um jornalista e ex-oficial do exército norte-americano, Phil Carter, em http://philcarter.blogspot.com. Carter analisa o lado militar do conflito, com a ajuda de colegas que contribuem com suas próprias informações. (Todo pretendente a pacifista deveria conviver civilmente com os argumentos das pessoas para quem a missão de um soldado é obedecer aos seus comandantes e à sua pátria, sem questionar se a guerra é justa ou não. Soldados têm um código de honra e de ética, e é um erro supor que são apenas fanáticos, robôs ou gente que gosta de matar gente. O mundo é mais complexo do que isto.)

Nenhum comentário: