terça-feira, 23 de julho de 2013

3245) Vai dar certo (23.7.2013)



(Max Klinger)


Eu sei. Eu sei que, avaliando bem, parece uma situação forte-apache-cercado-pelos-índios, mas dane-se, melhor cercado pelos índios dentro de um Forte Apache do que a pé, no descampado, tendo no bolso um canivete cego. 

Nenhuma situação é irremediável. Pra tudo na vida tem um jeito. A esperança é a última que morre. Bora jogar clichê por cima da paliçada e derrubar esses índios, não tem tribo que consiga fazer a reposição, porque o repertório de clichês positivistas e de auto-ajuda na língua portuguesa ultrapassa de muito o poder de expansão demográfica dos nativos americanos. Segure as pontas. Arroche o cinto. Assungue os cunhão da alma, e bora em frente.

No fim tudo dá certo, e se não está dando certo é porque ainda está longe do fim. Tudo está bem quando acaba bem, disse Shakespeare, e se o maior poeta do mundo disse isso quem sou eu para jogar a toalha, bater pino, correr de campo, baixar a crista? Eu vou é em frente. Vai dar certo. Vai melhorar. Vai dar certo sim, e é como dizia Augusto Matraga com fervor de cristão recém-convertido: “Pro céu eu vou, nem que seja a porrete!”. 

Daqui a pouco as coisas se aprumam. Se as coisas não se aprumarem, basta pespegar nelas um bom safanão, um contravapor daqueles de braço em recuada, que bote moral e mostre quem manda nessa tiborna. As coisas que se cuidem comigo, porque essa bixiga vai dar certo.

Pensamento positivo, concentração, determinação, feito jogador de futebol quando ouve preleção sobre “o objetivo do grupo”. Vai dar certo. As chances são boas, as estatísticas ajudam, o horóscopo de hoje deu otimista, o céu tá bonito, o pulso ainda pulsa. Por que não daria certo? Já deu certo antes, inclusive quando os prognósticos eram mais sombrios. Deu uma vez vai dar de novo. É só turbinar os neurônios, relaxar a kundalini, processar os fatores bioquímicos, respirar fundo, confiar na conjunção dos planetas e na maré favorável das probabilidades, arregaçar as mangas e cair na luta. 

Vai dar certo, prometo. Tem que acreditar, tem que entrar em campo com autoridade de time grande e furiosidade de time pequeno. O problema é dinheiro? De dinheiro está cheio o mundo. O problema é saúde? Saúde se cultiva e se desenvolve. O problema é a situação mundial? Daqui que o mundo se acabe meus átomos já estarão espalhados pra lá de Cochabamba. O problema é desilusão amorosa? Vista uma camisa nova, faça a barba e circule. 

Não interessam os índices da bolsa de apostas, os prognósticos da ciência, os tabus da superstição. A carne é fraca, a alma está rouca, o osso estala, o dente range, a boca seca, o mundo treme, mas eu vou mostrar quem sou, vou provar a todo mundo que no fim vai dar certo.