O saite Retalhos
Históricos de Campina Grande publicou uma matéria sobre o Cassino Eldorado
e as diversas zonas do “baixo meretrício” de Campina Grande, em diferentes
épocas da História.
Aqui:
Aliás, o uso desse termo é uma injustiça e uma
imprecisão, porque o Eldorado era uma casa de “Alto Meretrício”, isso sim, inclusive
com mulheres importadas – polacas, francesas... Como qualquer cidade brasileira,
de Manaus a Londrina, que já viveu um boom econômico com presença de
estrangeiros.
Se bem que as maiores atrações eram as beldades locais.
Jackson do Pandeiro, que foi percussionista da orquestra do Cassino em sua
juventude (“Ah, meus 18 anos!”), recordou muitos anos depois no clássico “Forró
em Campina”:
Me lembro de Maria Pororoca,
de Josefa Triburtino e de Carminha Vilar.
(gravação original aqui:
O Eldorado está desabando; virou uma ruína fétida cercada
por tapumes. É habitado por uma meia dúzia de malucos inofensivos, os quais são
como os pássaros e os cavalos que, no conto de Jorge Luís Borges, não deixam
morrer de todo as ruínas de um anfiteatro.
O propósito de estar escrevendo aqui é esta imagem, que
peço emprestado ao pessoal do Retalhos
Históricos, onde se vê o desenho do projeto do Cassino, e se dá como
localização da famosa Rua Manuel Pereira de Araújo o “Bairro Chinez”. (Note-se a elegância do traçado, e as letras modernosas!)
Pois é, Campina também já teve a sua Chinatown.
Na época, chamavam de Manichula, nome que o saite
corretamente relaciona com a invasão da Mandchúria em 1931.
É interessante que zonas de prostituição e favelas acabem
recebendo nome de regiões em guerra, regiões em conflito. Em Campina, além da
“Mandchúria”, tinha no meu tempo o “Vietnam”, uma fileira de botequins e
barracas. Sua localização precisa no mapa urbanístico da cidade eu não lembro,
porque nas poucas vezes em que fui lá “entrei bêbo, saí bêbo” (como diria a música
gravada por Gilberto Gil). Mas meus companheiros de geração poderão esclarecer.
O famoso “Forró da Coréia” natalense, celebrado pelo
grande Elino Julião, pode muito bem ter sido batizado pela guerra homônima. Foi
isso que aconteceu com o bairro das Malvinas, em Campina, que ganhou esse nome
por causa da guerra na Inglaterra com a Argentina.
Fico pensando quantas favelas haverá Brasil afora
chamadas “Iraque” ou “Afeganistão”. Isso é tanto mais interessante porque, se
não me engano, quem bota nome em favela não é a Prefeitura, é o povo que mora
lá. E muitas vezes eles pegam justamente um “nome de lugar” que está em todas
as bocas, está na TV, está no rádio. É o lugar famoso do momento, e é, tantas
vezes, uma zona de guerra.
Voltando ao Eldorado e aos Retalhos: o saite nos fornece um link (que lhe peço emprestado
aqui) para o valioso trabalho de Uelba Alexandre do Nascimento, Mandchúria: o bairro chinês de Campina
Grande, que conta um pouco da história da vida noturna e das “mulheres de
vida airada” em nossa cidade.
Entre outras coisas, o trabalho de Uelba puxa do fundo do
baú outra lembrança musical, a dos famosos “banhos de domingo no Bodocongó”.
Era uma diversão pouco inocente em que o pessoal ficava pelado para tibungar no
Açude e depois ficar se divertindo pelas beiras.
Marinês cantou a respeito desses folguedos no clássico
“Saudades de Campina Grande” (1959), de Rosil Cavalcanti:
Tenho saudade de Campina Grande
da Lagoa dos Canários e do Zé Pinheiro
dos banhos do domingo no Bodocongó
de Zacarias Cotó, banho no Louzeiro...
(gravação original:
A canção de Rosil celebra um tempo que minha geração não
alcançou, e decifrar cada referência dessa longa letra era um passatempo nosso
em mesa de bar. De minha parte, sei que “Zacarias Cotó” era Zacarias Ribeiro,
jogador e fundador do Treze.
(Zacarias é o quarto, em pé, da esquerda para a direita)
Tem também esse trecho, na mesma canção:
Ainda recordo o Zé Iracema,
centrefó do Paulistano nos dias de jogo
com o Treze, o velho Galo lá da Borborema,
que jamais teve um problema, pegava fogo.
Foi com certa surpresa que vi a descobrir, depois de
adulto, que “Zé Iracema” era o sociólogo José Lopes de Andrade, que foi meu
professor na UFPB e era pai do meu parceiro musical Zeca Lopes, ex-guitarrista
d’Os Falcões.
Alguém virá
perguntar que importância tem, e que interesse tem, ficar rememorando a história
dos cabarés e das prostitutas do passado. Não existe algo mais nobre para
recordar, da história de Campina?
O que ele talvez não saiba é que a História é um tecido
onde tudo está amarrado a tudo, e que quem pega “um fio só” arrisca-se a puxar
o pano inteiro.
A história dos cabarés não pode ser dissociada da
história dos médicos, advogados e políticos que os frequentavam; a história das
prostitutas não está dissociada da história dos músicos que com elas se
divertiram ou da história dos adolescentes (futuros “cidadãos do bem”) que com
elas tiveram acesso ao primeiro e último dos mistérios: o mistério da vida
real.
5 comentários:
É muito prestígio poder contar com leitores tão ilustres quanto os irmãos Braulio e Clotilde Tavares, que trazem no sobrenome e no talento a lembrança de outro ilustre, o Nilo Tavares. As constantes inserções de Braulio em comentários no BlogRHCG já nos envaidece, este texto eivado de citações só aumenta nossa missão de provocar estes grandes intelectuais com temas interessantes do pretérito da Rainha da Borborema.
Apenas um feedback sincero de um antigo leitor do Mundo Fantasmo...
Gostava dos old times do blog, quando eram apenas artigos publicados na coluna do Jornal da Paraíba. Era sempre o mesmo tamanho de texto e como o público alvo era bastante abrangente, os assuntos sempre eram interessantes para mim.
Agora que os assuntos e o tamanho do texto são do interesse do autor, eu nunca mais encontrei textos que me apetecessem ler.
Espero que encontre algo de útil nesta opinião e correlacione com dados de acesso aos artigos, por exemplo, e que tome decisões no sentido de voltar a conquistar leitores tão críticos como eu.
Adeus!
Também sou leitor antigo, mas fiel, de Bráulio Tavares, e não só do blog. Obviamente notei uma mudança nos textos, talvez mesmo no modo de escrever, menos sintético que antes, mas as mudanças me agradaram porque sempre achei seus textos tão bons que tinha pena de serem tão curtos. Para além disso, não consigo entender como poderá escrever sobre algo que só interesse aos leitores e não ao escritor.
São os tempos líquidos, como bem disse o grande pensador Zygmunt Bauman. Tenho necessidade de consumir informações mas num pacote compacto. Passou de um determinado ponto, perco o interesse. Não é minha culpa. É apenas a modernidade líquida..
Ainda não tinha lido esta maravilha de Bráulio Tavares sobre os cabarés de Campina Grande.Genial como tudo o que escreve e o que pensa o autor de "O Casamento de Trupizupe com a filha do rei".
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