quarta-feira, 2 de setembro de 2009

1243) Asa Branca é plágio? (8.3.2007)



O ”Jornal da Paraíba” publicou há alguns dias uma matéria sobre a autoria da canção “Asa Branca”, que Ivanildo Vila Nova já propôs como futuro hino do Nordeste Independente. O Dicionário Gonzagueano, de Assis Ângelo, recorda o boato, criado pelo compositor Carlos Imperial, de que os Beatles iriam gravar “Asa Branca”, e fala das preocupações de Gonzaga quanto à atribuição de autoria da música: “Desde que me conheço por gente... já cantava Asa Branca. Naquele tempo, lá no Nordeste, ninguém se preocupava em saber quem tinha uma música, nem sabia o que era folclore. Eu cantava a música dos outros e outros cantavam minhas músicas, sem preocupações com direitos autorais”. Gonzaga teria afirmado depois ao próprio Assis Ângelo, sobre a canção: “É do folclore, que adaptei com Humberto (Teixeira) e assinamos. Se a gente não fizesse isso, outros fariam”.

Já conversei com sujeitos mais velhos, entre eles alguns repentistas, que diziam: “Antes de Luiz Gonzaga gravar já se cantava aquela música... Cresci ouvindo.” Pelo que me toca, acho que “Asa Branca” tem um perfil típico de canção folclórica: uma melodiazinha de poucas notas (é a canção preferida de quem começa a aprender flauta doce), rima repetitiva em “ão”... O que Gonzaga e Humberto Teixeira devem ter feito é aumentar o número de estrofes. Versos como “Quando o verde dos teus olhos / se espalhar na plantação” são a cara das letras de Humberto Teixeira, aquele lirismo alencarino, visual, alegórico.

Gonzaga e Teixeira, talvez até para mostrar que poderiam ter composto “Asa Branca”, fizeram uma canção simétrica a ela, “Assum Preto”. São as mesmas estrofes, com outra letra e outra melodia (desta vez em tom menor). Já me diverti muito tocando violão em mesa de bar e cantando a melodia de “Asa Branca” com a letra de “Assum Preto” e vice-versa. Dá certinho, inclusive aquele interlúdio que faz “larará-larálará...” E a melodia de “Assum Preto” é muito mais bonita. Talvez para reafirmar mais ainda sua condição de autor que sabe criar, e que não se limita a colher algo que ouviu na infância, Gonzaga veio a compor depois, desta vez em parceria com Zé Dantas, “A Volta da Asa Branca”, que em termos de melodia e letra é muitíssimo superior às outras duas: “Já faz três noites que pro Norte relampeia / e a Asa Branca ouvindo o ronco do trovão...”

O uso de canções folclóricas anônimas como ponto de partida para uma canção reelaborada (com mais letra, mais música, mais formato) não é plágio, é um recurso vital da música popular. “Pelo Telefone”, o famoso “primeiro samba gravado”, é uma coletânea de versos-de-batucada que Donga recolheu, costurou e formatou. Bob Dylan usou como ponto de partida para suas melhores canções as baladas inglesas antigas: “A Hard Rain’s a-Gonna Fall”, por exemplo, tem sua estrutura de perguntas e respostas copiada da canção “Lord Randall”. A única obrigação de quem usa é transcender o material usado, escrever algo que lhe seja superior.

5 comentários:

Anônimo disse...

A música "country" "You are my Sunshine" composta e gravada, em 1940, pelo cantor Jimmie Davis (futuro governador do estado da Louisianna) e, posteriormente por um sem-número de intérpretes (inclusive em ritmo de "twist", em 1961/1962 por Tony Sheridan, a quem The Beatles apoiaram instrumentalmente em gravações)possui trechos, a meu ouvir, com semelhanças com "Asa Branca".

S I disse...

Dança Espanhola N 5 de Enrique Granados, escutem e vejam a semelhança.

ALL disse...

Exato. Asa Branca é um plágio de You Are My Sunshine, sem sombra de dúvida

Unknown disse...

Pois desde a primeira vez que escutei you are my sunshine tbm tive a mesma impressão.

Anônimo disse...

Não concordo que "Aza Branca" seja plagio da música "You Are My Sunshine", até porque esta música tem várias interpretações e elementos culturais diferentes! A interpretação de Jimmy Davis 1939/1940 por exemplo, não tem semelhanças de letra, harmonia ou melodia! A interpretação de Johnny Cash tem somente um solo de violão com um pouquinho de semelhança. A interpretação de Willie Nelson é bem próxima de Jimmy Davis, modificando o gênero! Nas musicas populares ou de folclóricas (como no texto) é muito comum que arranjos harmônicos, melódicos e letras sejam semelhantes! Basta acompanhar uma "folia de reis" ou modas de viola raiz para entender! Concluindo, a única semelhança é que "You Are My Sunshine" também tem autoria contestada!