sábado, 20 de fevereiro de 2010

1678) Bushismos (29.7.2008)



Um dos passatempos da imprensa, nos regimes democráticos, é ridicularizar sem dó os chefes de governo. Alguns são mais fáceis de ridicularizar do que outros. Rir de Itamar Franco, por exemplo, era mais fácil do que de Fernando Henrique. Hoje em dia, o presidente Lula, com seus improvisos zé-limeirianos e seus freqüentes solecismos faz a festa da imprensa metida a chique, que volta e meia brada: “Estão vendo no que dá, botar um operário nordestino no poder?!” Nos EUA, George W. Bush é outro que não pára de fornecer material a quem o ridiculariza, a tal ponto que a imprensa criou o termo “bushismos” para designar seus erros de concordância, suas deficiências de informação, suas falhas de lógica ou simplesmente suas frases mal-arrumadas que acabam dizendo o contrário do que pretendiam.

Uma coluna na revista eletrônica “Slate” atualiza periodicamente os bushismos do Líder Deles. No dia 15 passado, George W. descreveu assim a brutalidade dos terroristas afegãos: “Eles não têm desrespeito pela vida humana”. Como todo sujeito que não sabe onde está nem o que está fazendo, Bush parece estar pensando sempre numa coisa e no seu oposto. Volta e meia, é o oposto que lhe escapa pela boca. Suas construções frasais também geram sentidos inesperados, como quando ele disse em 26 de junho: “Lembro-me de ter me encontrado com a mãe de uma criança que foi raptada pelos norte-coreanos aqui mesmo no Salão Oval da Casa Branca”. Garanto que metade da população diante da TV derramou um pouco de café ou cerveja no sofá, diante da ousadia dos comunistas orientais.

Bush é o seu mais ferrenho contraditor. Disse ele, em 2 de julho: “Deve o regime do Irã – deve ele ter o direito soberano de possuir energia nuclear para fins civis? Bem, tipo assim, se eu fosse vocês, era o que eu estaria me perguntando. E a resposta é: sim, eles têm”. Ainda estou esperando para ver no YouTube uma seqüência de vídeos em que o nosso bravo George W. discute consigo mesmo.

A afabilidade diplomática de “Dubya” (como é chamado o presidente, devido ao modo como pronuncia a letra “W”) é muitas vezes traída pela sua geografia. “Temos excelentes relações com os países de nossa vizinhança,” anunciou ele em plena Eslovênia. E em Ghana ele afirmou: “Muitas vezes me perguntam que diferença faz para os EUA se há pessoas morrendo de malária num lugar como Ghana. Faz muita diferença. Faz muita diferença, moralmente, e é do nosso interesse nacional”.

Bush, como Reagan, reforça minha teoria de que o Presidente é quem tem menos poder nas democracias atuais. O Presidente é um mero relações públicas, que faz discursos na TV. Cabe-lhe ser o porta-voz dos que realmente governam, os quais lhe explicam as decisões que precisa tomar. Como ele mesmo disse, em 12 de maio: “Vai demorar muito até uma pessoa esperta descobrir o que aconteceu aqui neste Salão Oval”. Quando descobrir não vai fazer diferença. Haverá outro cumprindo o mesmo papel.

Nenhum comentário: