(ilustração: Giambatista Della Porta)
Dizer que o original erra parece uma heresia tão grande
quanto afirmar que o Papa se equivoca em matéria canônica.  A idéia de um erro no livro original produz
no tradutor, no revisor, um vacilo de incerteza cósmica.  Seria como dizer que Deus joga dados.  Mas é fato. Os originais impressos em qualquer
país estão sujeitos às idas e vindas do trabalho assalariado em qualquer país.  O que eu já vi de calamidade de editoração
em livro estrangeiro não tá no gibi.
Traduzindo um livro de Tim Powers me deparei com a frase “a
darting garb” (numa cena de multidão ao ar livre), cujas traduções possíveis
não se encaixavam.  Comecei a pedir
ajuda.  Chegou uma carta (era nos tempos
das cartas, dos aerogramas, do Coupon Réponse International, tudo o mais) de um
amigo dizendo que os livros da Ace Books eram notórios pela revisão
claudicante, e que aquilo devia ser “a darting grab”.  Abri uma cerveja e escrevi “um bote certeiro” (o autor estava
descrevendo a coreografia de um batedor de carteiras).
Traduzi um romance de horror contemporâneo, ambientado no
campus de uma universidade nos EUA, e a certa altura o livro era interrompido
por umas duas páginas de um texto totalmente diferente falando de antropóides
primitivos duelando numa caverna, e depois voltava para o romance como se nada
tivesse acontecido.  Uma gralha; um
pedaço de arquivo que alguém tinha botado na Área de Transferência e sem querer
tacou Ctrl+V noutro arquivo que estava revisando, e depois ninguém revisou de
novo.
Já vi num livro que eu estava traduzindo o autor colocar
umas 3 ou 4 vezes ao longo de um compridíssimo diálogo: “ele ergueu-se da
mesa”, “ele levantou-se para sair”, etc. 
Como se tratava de um enorme “infodump” de desfecho da história, um
entulho de explicações do enredo, imaginei que o autor tinha recortado com
tesoura-e-cola vários trechos (da Era pré-computador), e os montou. Algumas
dessas rubricas, que vinham de diferentes esboços, acabaram vindo junto das
respectivas falas.  Cortei e deixei
apenas o que orientava a ação.
O original pode errar. 
Que o digam Joyce, Rosa, Flaubert e outros que sucumbiram à maldição de
Lynotípia, a cruel deusa invocada pelos tipógrafos quando querem rogar praga a
um autor muito trabalhoso.  Quanto mais
eles corrigiam, mais erros novos se infiltravam em seu edifício perfeito,
corroendo-o por dentro.


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