segunda-feira, 5 de abril de 2010

1868) O mundo dos Jetsons (5.3.2009)



Quem não se lembra de Os Jetsons, o desenho animado de Hanna & Barbera sobre uma família futurista, num universo cheio de engenhocas eletrônicas? Os Jetsons representam, num nível infantilóide e simpático, uma tendência secundária na ficção científica: a criatividade aplicada à vida doméstica, em busca de maneiras diferentes, mais rápidas, mais práticas, mais baratas, de realizar as pequenas tarefas do dia-a-dia.

Existem pessoas com talento mecânico: têm conhecimento de máquinas e têm criatividade suficiente para conceber novas combinações de função, design, etc. Esses indivíduos muitas vezes, em suas horas vagas, em casa, põem-se a pensar. Que inovações podem ser introduzidas nisto ou naquilo, para otimizar resultados ou poupar esforços? Acontece com eles o mesmo que acontece com mulheres que desenham, costuram e remodelam suas próprias roupas. Quem faz isto sabe exatamente por que está fazendo, e já tem a intuição do que precisa ser feito.

Em todo lugar há sujeitos que sabem (eu não sei) pegar serrote, martelo e tábuas, e criar um armário com o número, o tamanho e a disposição de escaninhos necessários para o que ele precisa. Meu pai fazia tabuleiros para a gente jogar xadrez e crapô, encadernava os próprios livros. Quando se junta alguém com a habilidade manual e a curiosidade mecânica, surgem as grandes questões. O que se pode melhorar, e de que maneira? Utensílios domésticos podem ser indefinidamente melhorados, e poderiam até ser personalizados para cada casa e cada família. Em geral mexemos na casa, mas aceitamos os utensílios industriais como são, com pudor ou preguiça de interferir neles. Há pessoas que criam suas próprias cortinas, suas próprias luminárias. Daí é apenas um passo para haver quem queira criar seu próprio espremedor de frutas, seu passador de café.

Como melhorar o design de uma caixa de fósforos? (Talvez mantendo os fósforos presos, dentro dela, por uma borrachinha não muito apertada, para que, se caírem no chão, não se espalhem todos.) Como melhorar o design de um par de óculos? (Um detalhe que brilhe no escuro, ajudando os míopes e os insones?) Como melhorar o design de uma faca de cozinha? (Um amolador no cabo, para que duas facas possam se amolar mutuamente?) Como melhorar o design de uma garrafa térmica? (Um medidor digital informando a temperatura, como já temos nas geladeiras de cerveja?) Como melhorar o design de um olho mágico? (Uma proteção pelo lado de dentro, para a pessoa que está tocando a campainha não poder perceber se há alguém olhando por ele ou não?)

Os Jetsons são a apoteose dessa mentalidade, em função de duas asas vitais para a criatividade: a ficção científica, onde tudo se pode imaginar, e o desenho animado, onde tudo se pode reproduzir. Seria interessante ver quantas coisas imaginadas pelos Jetsons, há mais de 40 anos, podem ser encontradas hoje em quaisquer Casas Bahia ou Casa & Vídeo.

Nenhum comentário: