Advertência necessária: gosto de quadrinhos mas não distingo sequer entre a Marvel e a DC Comics, que no mundo das HQs são como a Microsoft e a Apple.
Não presto atenção às guerras editoriais e corporativas, e quando ouço as palavras “Batman”, “Superman”, “Homem Aranha”, o que me vem à mente não é a fisionomia atual do herói, é uma compostagem de tudo que li e vi sobre eles nos últimos cinquenta anos.
Guardiões da Galáxia (2014) de James Gunn é um filme que
resulta disso, de uma compostagem de tipos e situações conhecidos, rearranjados
como os pedregulhos de um calidoscópio, de forma a produzir uma falsa impressão
de ordem.
A ficção científica é nesse universo apenas um eco distante, uma espécie de ruído de fundo. O cinema de heróis é um almoxarifado cenográfico onde se vão buscar personagens já prontos, dos quais basta trocar o nome, o ator e a roupa, e aí estão de novo Han Solo e Chewbacca e Indiana Jones e Hulk e outros, sem necessidade de pagar direitos.
É um filme de ação interplanetária para o público infanto-juvenil – qualquer filme que tenha um guaxinim-falante pilotando uma espaçonave é infanto-juvenil, e ponto final. Sua relação com a FC é a mesma de certas histórias de Carl Barks estreladas pelo Pato Donald e seus sobrinhos.
A ficção científica é nesse universo apenas um eco distante, uma espécie de ruído de fundo. O cinema de heróis é um almoxarifado cenográfico onde se vão buscar personagens já prontos, dos quais basta trocar o nome, o ator e a roupa, e aí estão de novo Han Solo e Chewbacca e Indiana Jones e Hulk e outros, sem necessidade de pagar direitos.
É um filme de ação interplanetária para o público infanto-juvenil – qualquer filme que tenha um guaxinim-falante pilotando uma espaçonave é infanto-juvenil, e ponto final. Sua relação com a FC é a mesma de certas histórias de Carl Barks estreladas pelo Pato Donald e seus sobrinhos.
Assistir esses filmes de ação ininterrupta (que eu, pelo
menos, assisto com prazer) é como assistir as “Videocassetadas do Faustão”:
ficamos olhando porque a fórmula nos garante que de dez em dez segundos alguma
coisa movimentada vai acontecer. Essa promessa é cumprida em Guardiões da
Galáxia, que é uma mistura de gincana, trem-fantasma, desfile no sambódromo,
Keystone Cops e (como se tornou obrigatório na FC pós-George Lucas) duelos de
aviõezinhos da I Guerra Mundial.
Entender a história não é possível, nem necessário, porque
todas essas histórias giram em torno de um objeto fácil de reconhecer (neste
caso “o Orbe”, uma esfera de metal com propriedades borgianas) que pode ser
tomado, furtado, escondido, roubado, prestidigitado de mil maneiras. (Queria
ver um filme desses cujo McGuffin fosse do tamanho de uma pirâmide.)
É sempre arriscado emitir opiniões desdenhosas sobre
franquias que têm fãs, porque todo fã é um talibãzinho em defesa dos produtos
que adquire. Na verdade não sou fã de ninguém, sou fã das mitologias do nosso
tempo, que botam no bolso as mitologias gregas ou nórdicas, pelo menos nos
quesitos som, fúria e valores-de-produção. Assim como os gregos criaram o Monte
Olimpo à sua imagem e semelhança, criamos nós Gotham City, Metropolis e essas
galáxias tão parecidas com o mundo corporativo, manipulativo, cruel e bem
assalariado que as imaginou.
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