terça-feira, 1 de junho de 2010

2103) Curiosidades do esporte (4.12.2009)



Diz um antigo provérbio: “Não peça nada a Deus, porque ele atende”. Fica subentendido que ele atende de acordo com a conveniência dele, não com a nossa. Pedidos atendidos assim lembram aquela história da “Pata do Macaco”, de Jacobs, em que um casal idoso empunha o objeto mágico e pede cem libras esterlinas. No dia seguinte, o filho único morre num acidente e o seguro lhes paga as cem libras solicitadas.

Devo ter rezado muito a Deus (não me lembro de ter feito isso, mas nada é impossível pra quem bebe) pedindo que o Flamengo fosse campeão brasileiro de 2009. A prova disso é que o Todo Poderoso está prestes a me atender da maneira mais achincalhante possível. Vou resumir a situação, para os que não estão a par dos acontecimentos. No domingo que vem acontece a última rodada do campeonato, na qual surgirá o campeão. O time com mais chances é o Flamengo, ao qual basta derrotar o Grêmio de Porto Alegre, jogando no Maracanã. Em princípio, um osso duro de roer – me lembro bem de uma Copa do Brasil que o mesmo Grêmio nos arrancou no Maraca, com um empate de 2x2 depois de Romário ter feito um gol prodigioso de cabeça.

Acontece que há três outros times com chances de serem campeões, caso o Flamengo perca: são o Palmeiras, o São Paulo e o Internacional de Porto Alegre. Se qualquer um deles ganhar seu jogo de domingo e os demais envolvidos (Flamengo incluso) perderem, o vencedor é campeão. E isso criou a situação surrealista em que o Grêmio, adversário do Fla, está anunciando ao Brasil inteiro (através de sua torcida, seus jogadores, sua diretoria) que prefere perder para o Flamengo e vê-lo campeão do que esforçar-se para derrotá-lo e correr o risco de ver o campeonato ir parar nas mãos do Inter, seu arqui-rival, que na mesma tarde estará enfrentando o Santo André.

A lógica dos gremistas é que se o Inter for campeão graças a uma vitória do Grêmio sobre o Flamengo isto será uma humilhação indescritível para os tricolores gaúchos: matar-se em campo para dar o título ao rival! Não, pensam eles, melhor entregar o jogo!... Perder de propósito! Melhor fazer uma marmelada, um corpo mole, como o Corinthians fez domingo passado diante do mesmíssimo Flamengo. Para os corintianos, era melhor entregar a liderança ao Fla do que derrotar o rubronegro e ver a liderança (e quase certamente o título) ir parar nas mãos do São Paulo ou do Palmeiras.

Pois é. Pedi que meu time fosse campeão, e corro o risco de vê-lo ganhar o título, não por méritos próprios, não numa disputa épica daquelas de dar nó na válvula tricúspide – mas apenas porque o lance-de-dados da tabela reservou como nossos dois últimos adversários dois times que preferem perder para nós apenas por pinimba, apenas para não dar gosto ao adversário lá do quintal deles. Se perdermos um título dado assim, de-mão-beijada, será uma catástrofe. Se o ganharmos, será um anticlímax. Como dizia o jagunço Riobaldo, Deus é muito traiçoeiro. Melhor ser agnóstico.

Nenhum comentário: