sábado, 26 de dezembro de 2009

1451) Torça pelo time da casa (7.11.2007)


Recebi uma “Nota à Imprensa” do Movimento Pela Valorização do Futebol Potiguar. A nota protesta contra a admiração subserviente da torcida e da imprensa de Natal pelos times de fora que vão enfrentar os times locais, e dá como exemplo o recente jogo América-RN x Flamengo, em que a imprensa alardeava, com orgulho, que 75% da torcida presente ao Estádio estava torcendo pelo time de fora.

Diz a nota: “Uma vergonha e um péssimo exemplo de jornalismo, como vergonhosa e ridícula tem sido a cobertura esportiva local. Que tenham as suas preferências clubísticas, quer seja pelo América, pelo ABC, Potiguar ou Baraúnas, mas, daí a incentivar o desprezo pelo futebol do RN e a fanfarronice por clubes que não têm nenhuma ligação com a nossa terra, diminuindo a auto-estima dos torcedores potiguares, é demais, senhores. (...) Enquanto que em Pernambuco essa mazela do torcedor misto foi erradicada, por aqui o jornalismo acha belo mostrar na tela da TV um pai flamenguista e uma mãe corinthiana segurando a mão de um filho de três anos que se diz (!) vascaíno. Com essa mentalidade retrógrada, ultrapassada, subserviente, nunca o nosso futebol será grande.”

Meus leitores já questionaram o destaque dado ao Flamengo nesta coluna. Tenho duas desculpas para o fato de ser um “torcedor misto” (que torce pelo time de sua terra mas também é fã de um time do Rio ou São Paulo). A primeira é que não escolhi racionalmente três dos times de que gosto (Treze na Paraíba, Sport em Pernambuco, Flamengo no Rio): herdei-os de meu pai, que era doente pelos três. O único que escolhi foi o Atlético Mineiro, porque fui morar em Belo Horizonte aos 19 anos e por acaso um dos times de lá era Galo e alvinegro.

A segunda razão é que moro no Rio de Janeiro, mergulhado num turbilhão flamenguista. Acompanho o dia-a-dia do Flamengo pelo rádio, TV, jornal, papos de elevador, de táxi, de botequim, encontros com amigos... Não posso viver o dia-a-dia do Treze com a mesma intensidade.

Mas... torcer pelo Flamengo contra o Treze?! Nunca de núncaras, senhoras e senhores! Nas poucas vezes em que minhas duas paixões principais se enfrentaram, ergui com nobreza o invicto pavilhão alvinegro do Galo da Borborema, e nada neste mundo me faria aderir aos invasores. Assino embaixo do que o pessoal de Natal escreveu. Antigamente discutíamos se era ético torcer pelo time de fora quando este enfrentava nossos adversários tradicionais (Campinense, Botafogo de João Pessoa, etc.) Mas pelo que vejo os torcedores de hoje torcem pelo Flamengo até quando este vem enfrentar o clube local pelo qual eles dizem torcer. Considero isso falta de auto-estima, e grave sintoma de passividade, de colonização cultural. Simpatizar com um time carioca ou paulista é normal, mas tenho pena de qualquer paraibano que prefere a vitória de um time de fora sobre o seu próprio time. Duvido que um flamenguista torcesse pelo Barcelona contra o Mengo, no Maracanã. Os cariocas têm personalidade.

Nenhum comentário: