quinta-feira, 11 de junho de 2009

1087) Spam subliminar (9.9.2006)


(R. J. Matson)

Circulam na Rede mensagens onde está sendo usado um novo tipo de spam, por enquanto ainda meio rudimentar (pelo exemplo que eu vi), mas com um grande futuro pela frente. O exemplo que me indicaram está neste endereço: http://www.jgc.org/blog/2006/09/subliminal-advertising-in-spam.html?rf=23m. São quatro imagens tipo .GIF, sendo que uma delas, contendo a mensagem de propaganda, dura 17 segundos na tela, e as outras três são projetadas em frações de segundo, mostrando a palavra “BUY” (“compre!”) em diferentes posições.

Mensagens subliminares são aquelas que estão “abaixo do limiar da atenção”, mensagens rápidas demais para serem decodificadas pela mente consciente, e que por assim dizer “passam direto”, alojando-se no inconsciente das pessoas. Experiências com propaganda subliminar existem desde que eu era garoto, e já foram empregadas no cinema e na TV. Esta é a primeira vez que ouço falar no seu uso ligado à Internet.

Teoricamente, estas mensagens seriam capazes de implantar em nós alguns comandos mentais cuja existência nos passaria despercebida. De um momento para outro, estaríamos sentindo uma inexplicável necessidade de tomar Fanta Uva, de comprar a revista “Casa & Jardim” ou de usar pasta Colgate. Observem que as mensagens subliminares não escolhem suas “vítimas”, e fico daqui imaginando a situação de respeitáveis senhores de meia-idade comprando enormes quantidades de esmalte de unhas ou absorventes íntimos, sem saber por quê nem para quê.

Imagens GIF são as que fazem aquelas animaçõezinhas tão divertidas que vemos na maioria dos saites. São arquivos com múltiplas imagens em seqüência, que, ao chegar na última, recomeçam a seqüência a partir da primeira, em “loop”. Teoricamente, seus recursos são limitados, mas para efeito de propaganda subliminar basta estabelecer uma velocidade lenta o bastante para que a imagem seja captada pelas retinas, mas rápida demais para que ela seja registrada pela nossa atarefadíssima mente consciente. As possibilidades, como sempre, são infinitas, e neste caso são preocupantes.

A mensagem de spam contida no link acima faz parte de uma série que venho recebendo muito, ultimamente: spams com propaganda de ações da Bolsa de Valores, dando alguns dados básicos, cotação imediata, previsão de cotação futura, e aconselhando-nos a comprar. Os spams que recebo têm lançado mão de um recurso hábil para fugir à varredura dos sistemas anti-spam. O Spam propriamente dito vem numa imagem, e o resto da mensagem é um texto aleatório, que, uma vez lido pelo anti-spam, revela-se inofensivo. São fragmentos de romances em inglês, ao que parece, cortados e colados aleatoriamente. Como os anti-spams (ou pelo menos alguns deles) não “lêem” o que está escrito na imagem, a propaganda acaba passando. O uso de mensagens subliminares, que pode estar apenas começando, é o degrau seguinte nessa escalada. Fiquem de olho aberto! (Ou melhor – um aberto e o outro fechado).

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