domingo, 7 de março de 2010

1757) Novidade, modismo e dogma (27.10.2008)



Três amigos meus (chamemo-los Antonio, Bruno e Carlos, por comodidade), que escrevem livros infanto-juvenis, comentavam seu relacionamento com as editoras, e o modo como certos elementos se impõem dentro de um mercado (“mercado” é a palavra inevitável em tais situações). 

Antonio contou: 

Levei um livro sobre dois garotos adolescentes cujo passatempo é jogar xadrez. A editora devolveu o livro, sugerindo que o passatempo dos garotos fosse o skate. Eu expliquei que o xadrez era necessário à história; que muitos garotos jogam xadrez; que existem campeonatos juvenis por todo o Brasil. Pode ser menos praticado do que o skate, mas existe. Não adiantou. Eles dizem que skate é mais parecido com o jovem-de-hoje do que o xadrez, e que jovem que joga xadrez é introvertido. 

Foi então a vez de Bruno, que contou algo parecido. Ele mandou um livro sobre um grupo de MPB formado por adolescentes, que tocam flauta, violão, percussão, etc. A editora devolveu sugerindo que fosse mudado para uma banda de rock, com o mesmo argumento: banda de rock é mais parecido com o universo adolescente. Bruno insistiu que tinha de ser MPB, porque não entende nada de rock e se fosse falar sobre isso soaria falso. O editor perguntou: “Mas qual é o seu problema com o rock? Você é xenófobo, como Ariano Suassuna?” 

Carlos nos contou, então, sua via-crucis pessoal. Encomendaram-lhe um livro de ficção científica para adolescentes. Ele bolou uma história em que uns garotos achavam uma máquina-do-tempo abandonada, entravam nela e iam parar na Antiguidade remota, onde se metiam nas aventuras do herói Gilgamesh. 

Mais uma vez a editora (que não era nenhuma das duas anteriores) devolveu o livro, dizendo que não servia “porque não tinha espaçonaves nem Ets”. 

Existe um processo insidioso na indústria cultural. Certas coisas começam a aparecer aos poucos, como elemento exótico. Ninguém do poder estabelecido (editores, resenhadores, etc.) quer saber daquilo, porque não entende, não sabe do que se trata, e se recusa a investir naquela idéia. É Novidade demais. Não interessa. 

Quando a idéia é realmente boa, ou quando o movimento que a procura impor no mercado vem de fora, financiado a dólar, ela acaba mesmo se impondo. Idéias que eram estranhadas e rejeitadas passam a ser encomendadas a peso de ouro, porque se transformaram em Modismo, são “a última onda”, são “o grande lance”, são – fórmula terrível! – a “Tendência do Mercado”. 

E não tarda que essa tendência se transforme em Dogma. Tudo tem que passar por ali. Tudo tem que falar naquilo, incluir aquilo, referir-se àquilo, mesmo da maneira mais forçada. Seja o skate, o rock, a ficção científica, sejam mil outros elementos, o processo é o mesmo. 

(Para dar vez ao final feliz: os três livros dos meus amigos acabaram sendo publicados por outras editoras, do jeito que tinham sido escritos. Nem tudo está perdido.)








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