Dizem que o ato mais anarquista da arte moderna foi quando Marcel Duchamp foi numa loja de material de construção, comprou um mictório de porcelana branca, daqueles de banheiro público masculino, e o mandou para uma exposição, com o título “Fonte”. Hoje, parece até um gesto acadêmico. Duchamp pegou um objeto industrializado, anônimo e anódino, e esfregou na cara de todo mundo que aquilo era uma obra de arte pelo simples fato de que ele estava dizendo. Tudo isso foi num contexto de uma certa impaciência dos artistas com a catação-de-lêndeas dos teóricos, cuja função é pegar dois fios de cabelo contíguos e dizer que um deles é arte e o outro não é. A mesma situação que fez Mário de Andrade desabafar: “Conto é tudo aquilo que o autor chama de conto”.
A
onda agora é o que chamam “appropriation art”, “arte da apropriação”, e na
verdade é a industrialização e mercantilização do que Jorge Luís Borges havia
sugerido (como “experiência pensada”, de caráter filosófico e estético) no
conto “Pierre Menard, o autor do Quixote”. Pierre Menard decidiu reescrever o Dom Quixote e até conseguiu em alguns momentos reproduzir (sem consultar o
original) trechos inteiros da obra de Cervantes! Os apropriartistas (se este termo pegar, favor
citar o Jornal da Paraíba e a data de hoje) vão além. Pegam uma obra de arte criada por outra
pessoa (e não um objeto qualquer) e a expõem como se fosse sua.
Vejam
o caso de Richard Prince, um notório apropriartista norte-americano. Sua façanha mais recente foi a publicação de O Apanhador no Campo de Centeio, o romance de J. D. Salinger, em seu próprio
nome. Uma reprodução quase idêntica da primeira edição do livro, de 1951, mesma
capa, “um perfeito fac-símile do original, inclusive o papel espesso e cremoso
e a clássica tipologia”. Os comentários elogiosos ao autor permanecem na
contracapa só que em nome de “Richard Prince”.
O qual, num rasgo de modéstia ou de dominação, insere na página final a
nota: “Esta é uma obra de arte de Richard Prince. Qualquer semelhança com um
livro é coincidência, e não foi intencional da parte do artista”. Cópias não assinadas da obra são vendidas ao
preço de algumas centenas de dólares; cópias autografadas, na casa dos
milhares. Exatamente os preços atuais de cópias da primeira edição do livro,
autografadas por Salinger.