("A Grande Onda de Kanagawa", de Hokusai)
Em sua biografia do poeta japonês Matsuo Bashô, o mestre do haikai, Paulo Leminski transcreve este curto poeminha do mestre: “dia de finados / do jeito que estão / dedico as flores”. E comenta:
“Na festa de Ulambamma, os japoneses homenageiam os mortos. Nesse dia, todos colhem flores para levar aos que já se foram. Bashô, também: é um budista, articulado com os ritos da tribo. No haikai, porém, a subversão súbita: as flores que vê, Bashô as oferece aos defuntos, sem tirá-las do pé. Uma afirmação de vida: um sim para a poesia.”
Olha que coisa mais bonita. Ele olha para as flores.
Poderia arrancá-las e levá-las até os túmulos. Mas ele prefere deixar as flores
vivas, unidas à sua planta de origem; prefere permitir que elas continuem
vivendo mas, num gesto simbólico, dedicar a beleza e a vida delas aos mortos
humanos, aos que já se foram. E ele deposita as flores, apenas metaforicamente,
aos pés dos mortos queridos.
Isso é o gesto poético. E ele se equivale, de maneira
antipodamente semelhante, ao gesto modernista e irreverente de Marcel Duchamp
quando pegou um mictório de porcelana e o enviou a uma exposição de arte sob o título
de “Fonte”.
O que houve de artístico nesse gesto de Duchamp (que, infelizmente,
produziu uma gigantesca bola-de-neve de mal-entendidos, porque cada sujeito
preguiçoso julgou-se no direito de pegar qualquer objeto encontrado e chamá-lo
de obra de arte)?
Duchamp percebeu que
um ingrediente essencial da arte é essa intenção, esse modo-de-ver, essa
decisão íntima do artista projetando significado no gesto de depositar flores
invisíveis ou de sagrar como arte um objeto banal.
Note-se que Bashô não se limitou a pensar no gesto de
dedicação das flores: ele escreveu um haikai descrevendo esse gesto. O haikai
substitui o gesto, de forma artisticamente satisfatória (pelo menos pra mim). Um
gesto convencional (levar flores aos finados) tornou-se artístico quando não
foi executado e foi substituído por uma obra de arte (o poema).
No caso de
Duchamp, a obra de arte (uma pintura, uma escultura, etc.) que alguém talvez
esperasse dele não foi executada: foi substituída por um gesto banal, o de
enviar alguma coisa. Dois fatos artísticos, um sendo o contrário do outro, e os
dois se equivalendo.