Muita gente não sabe, mas a primeira publicação de Jorge
Luis Borges nos Estados Unidos não foi numa revista acadêmica, e sim no
popularíssimo (ainda que sofisticado, no gênero) Mistério Magazine de Ellery
Queen, revista conhecida pelo público de literatura policial no Brasil. Não
achei nenhuma publicação dele anterior a esta, e olha que procuro há tempos.
O texto foi “The Garden of Forking Paths” (nosso “O Jardim
dos Caminhos que se Bifurcam”), um dos melhores contos borgianos. Um conto que
poderia figurar numa revista de FC (pela sua vertiginosa teoria dos universos
paralelos) mas que também cabe numa revista policial, por descrever um crime
cujo propósito o leitor só descobre no último parágrafo. Essa publicação deve
ter alegrado o 49o. aniversário do argentino, pois ocorreu no mês de agosto de
1948, quando ele completou essa idade.
Tudo se deveu a Anthony Boucher, grande amigo de Ellery Queen. Boucher não apenas traduziu o conto para o inglês mas também (diz a introdução) “persuadiu o autor a submetê-lo ao Terceiro Concurso Anual” da revista. O conto de Borges apareceu num “Número com Todas as Nações”, ao lado de autores como Chekhov, Simenon, Ferenc Molnar, Karel Capek, Gabrielle d’Annunzio, Cornell Woolrich e outros.
Na introdução, Queen chama o conto de “uma obra-prima em
miniatura”, e diz: “Señor [sic] Borges é uma importante figura literária
argentina: poeta, crítico, ensaísta e antologista. Em toda sua obra, especialmente
em sua ficção, o autor usa o tema do labirinto – é uma monomania persistente,
que recorre em sutis variações.”
E adiante comenta: “Outra mania sua: ele tem um apego fora
do comum pela erudição fictícia. Por exemplo: é capaz de inventar um autor ou
uma escola literária completamente fictícia e em seguida escrever uma
dissertação deliciosamente erudita sobre a esotérica importância dessa figura
ou esse movimento imaginário; mas a fantasia e a sátira que ele sabe urdir às
suas opiniões críticas não são sempre destituídas de significado factual.”