“Luz de Mil Velas”: duas cítaras, um pandeiro, uma rabeca,
um theremin, e um repertório de fugas escherianas por espaçotempos ortogonais e
transdimensiomísticos, e letras em forma de sestina.
“Duas Bandas”: dois
guitarristas e duas tecladistas, de formação erudita e com mão leve e ágil para
canções de amor urbanoides e balançadinhas, um tilenol contra o tédio.
“Motomonstros”: seis sujeitos gordos,
musculosos, hirsutos, ferozes, mas extremamente cientes dos seus direitos civis
e se equilibrando em cima do fio-de-aranha da lei.
“Pump Malfunction”: três cavalheiros e duas
senhoras da melhor idade que se reúnem para improvisar juntos sobre temas da
música do último século, e vendem ingressos a rodo.
“Another Job For My Uncle”: os ternos impecáveis e a
instrumentação “big band” atenuam e com isso deixam mais sutis as letras cruéis
e violentas da dupla de compositores da maioria do repertório, o vocalista
Naitendey e o iluminador Gontijo.
“Faça Isso Com Eu Não”: banda com
instrumental meio forró meio chorinho, somente as variadas cordas, com quase
nenhuma percussão.
“Range Rede”: um
sintetizador e um violino dialogando com o carreirão de dez, com o oitavão rebatido,
com o aboio pré-verbal.
“Cast of Characters”: roquezinho praieiro, “repleto de
levadas contagiantes”, pré-verbal, pós-fatal, costurado com guitarrinhas
plangentes e um chacundun de bom motor.
“Soul Blue”: três dúzias de formandos em Música Folclórica,
razoavelmente afinados, encarando a gravação do disco como um trabalho de
conclusão de curso, com evidentes reflexos no aspecto organizacional e nas
escolhas estéticas ao longo do projeto.
“Sambarroco”: um piano, uma voz e cem
mil percussões “trazendo consigo todo o mistério, a sensualidade e o romantismo
do jazz tradicional e da irresistível dança caribenha”, segundo o relise.
“La
Machine à Pleurer”: dois atores, um DJ e uma malabarista; nonsense cênico
remetendo ao teatro de Jarry, ao cinema de Tati, e ao romance de Queneau.
“Sigilo Aberto”: dois violões, um piano, releituras de polcas clássicas, muzaks
irreconhecíveis.
“Lock the House and Run to
the Woods”: banda de survival metal, com spin-offs de enduro de motos e de
propagandas de cigarro.
“Chave Mestra”: guitarra, alfaias, marimbas
eletrônicas, e duas meninas de cabelo cacheado cantando em romaní.
“Innocent
Bystanders”: três rapazes e duas moças de queixo resoluto, olhar concentrado,
roupas ferozmente de griffe, letras pulverizando o status-quo.
“Bruxa Gasolina
e os Isqueiros”: três guitarras, quatro sopros, frevo eletrificado com letras
concretistas, com viés neo-anarquista e transgressões lacanianas.