O físico John N. Bahcall disse certa vez:
As descobertas mais importantes trazem respostas para perguntas que ainda não tínhamos condições de formular, e dizem respeito a objetos que não tínhamos como imaginar até então.
Parece irônico, mas na Ciência a gente muitas vezes encontra a resposta
antes de ter uma pergunta para ela.
Quando Einstein propôs sua Teoria Especial
da Relatividade, em 1905, faltava-lhe uma formulação matemática adequada
(consta que ele não era um grande matemático; suas descobertas eram mais
intuitivas do que formais). Então seu ex-professor Hermann Minkowski mostrou
que esse arrazoado matemático já existia, independentemente das descobertas no
campo da Física. Era, de certo modo, um raciocínio já pronto e clarificado, só
que não tinha aplicação prática.
Era uma resposta em busca de uma pergunta –
que foi fornecida pela Física.
O trabalho criador do cientista (porque um cientista faz
outros trabalhos que não são criadores) parece muito com o do artista; ele
avança meio cegamente, guiado pela imaginação, associação de idéias, intuição,
palpite, obsessão maníaca, o que for. Vai descobrindo coisas que não sabe o que
são.
Uma das melhores descrições desse impulso
criador coletivo é de Nietzsche em A Gaia Ciência (1882; trad. Paulo César de Souza):
Então vocês acham que as ciências teriam surgido e progredido, se os feiticeiros, alquimistas, astrólogos e bruxas não as tivessem precedido, como aqueles que tinham antes de criar, com suas promessas e miragens, sede, fome e gosto por potências escondidas e proibidas? Não veem que foi preciso prometer infinitamente mais do que era possível realizar, para que algo se realizasse no âmbito do conhecimento?
– Talvez, da mesma forma como nos aparecem hoje os prelúdios e exercícios prévios da ciência, que não foram praticados e percebidos como tais, também a religião inteira se apresente como exercício e prelúdio para alguma época distante: ela poderá ter sido o meio singular de alguns indivíduos poderem fruir toda a autossuficiência de um deus e toda sua força de autorredenção.
Sim – é lícito perguntar --, teria o ser humano aprendido, sem a escola e pré-história da religião, a sentir fome e sede de si e encontrar saciedade e plenitude em si? Foi preciso que Prometeu imaginasse antes haver roubado a luz e pagasse por isso – para finalmente descobrir que havia criado a luz, ao ansiar por ela, e que não apenas o ser humano, mas também a divindade fora obra de suas mãos e argila em suas mãos? Tudo apenas imagens do formador de imagens? -- assim como a ilusão, o furto, o Cáucaso, o abutre e toda a trágica Prometeia dos homens do conhecimento?
2 comentários:
Oi Bráulio,
(Será que você confere comentários em antigas postagens?)
Sobre esse assunto, você pode conferir o "Sonho de Mendeleiev", de Paul Strathern (Zahar). Ele conta a história da química desde os tempos dos alquimistas até a descoberta da tabela periódica por Mendeleiev. Mendeleiev percebeu "ligações" entre os elementos químicos, mas não conseguia organizá-los. Teve a ideia de colocar os elementos conhecidos em fichas (Deve ser coisa de russo: lembrei-me de Nabokov), mas mesmo assim... nada. Acabou cochilando e então a resposta apareceu em seu sonho.
Outro livro interessante é "Como chegamos até aqui" de Steven Johnson (também da Zahar). A ideia é contar a história do mundo através de um "robô": isso é como uma determinada tecnologia surgiu e como o mundo humano acabou se alterando a partir daí. Não esperava muita coisa, mas me fez pensar. Dentre outras coisas, ele recorre várias vezes a ideia da invenção não como fruto de um gênio individual, mas decorrente do contexto de uma época.
Abs
Todo comentário que fazem aqui em recebo um email. O problema é que leio o comentário lá na caixa de email, e pra responder teria que abrir o blog, vir até aqui. Geralmente dá preguiça. Valeram as dicas!
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