sábado, 2 de maio de 2009

1010) A Wikipédia e a Paraíba (11.6.2006)



A Wikipédia é a enciclopédia aberta da Internet, que não apenas pode ser consultada por qualquer um, como também aceita colaborações de qualquer um. Se você conhece bem um assunto, pode entrar lá e propor um verbete sobre ele. Se o verbete já existe, você pode corrigir erros, esclarecer alguma passagem mal explicada, fornecer maiores detalhes, etc. Claro que a enciclopédia tem moderadores, como os blogs ou páginas similares. Tudo passa por um filtro, mas em princípio qualquer colaboração é bem-vinda. A página em inglês, a maior de todas, já conta com 1 milhão 170 mil verbetes. A página em português tem 143 mil; a francesa tem 295 mil, a espanhola tem 123 mil. Há links para todas elas no endereço brasileiro: http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal.

O verbete “Augusto dos Anjos”, na versão em português, é razoável, com dados que me parecem corretos. “Jackson do Pandeiro” tem apenas oito linhas e uma foto da estátua no Açude Velho. Ele é classificado como “músico de samba”, o que é aceitável, mas incompleto. O verbete “José Lins do Rego” é menor que o de Augusto, embora Zé Lins tenha uma obra muito mais volumosa, e bem que poderia haver sinopse e comentários dos seus livros mais importantes. Os de Sivuca, Ariano Suassuna, José Américo de Almeida e Pedro Américo são muito resumidos. O verbete sobre Zé Ramalho tem umas poucas linhas de comentários e uma discografia, mas o de Elba Ramalho tem apenas três linhas. Não há verbetes sobre Leandro Gomes de Barros, Paulo Pontes, Flávio Tavares, Pinto do Monteiro, José Dumont, Marinês. Há um extenso verbete sobre “O Maior São João do Mundo”.

A enciclopédia esclarece, no fim de cada página, que os verbetes curtos não passam de rascunhos; e convida os leitores a aumentá-los. Alguém poderá pensar que isto é um convite à bagunça, porque não faltam sujeitos metidos a engraçadinhos dispostos a encher os verbetes de informações falsas, piadinhas, etc. Recentemente, nos EUA, houve um ruidoso processo contra a Wikipedia em inglês porque um político foi falsamente acusado de estar envolvido no assassinato de Kennedy. (Ao que parece, o redator admitiu depois que tinha sido uma brincadeira de mau gosto, e demitiu-se) Em todo caso, tomaram-se precauções, como a de cadastrar os colaboradores, e a comunidade de redatores exerce uma vigilância cerrada sobre quem colabora. Na página principal há links esclarecedores sobre as condições impostas a quem colabora: “Princípio da Imparcialidade”, “Coisas a Não Fazer”, “Normas de Conduta”, etc..

Uma pesquisa recente concluiu que, apesar dos riscos de sua natureza “aberta e democrática” a Wikipedia tem uma percentagem de erros muito próxima da que se encontra em enciclopédias “oficiais” como a Britânica. Será que alguém se habilita a tornar a Paraíba mais visível nesse saite, que cresce mais depressa do que o PIB da China, e é fonte de consulta para o Brasil inteiro?

Um comentário:

Milena Vanessa disse...

Estive por aqui e achei sua forma de interatividade bastante crativa. Tanbém colaboro com um blog se puder visitá-lo ficarei agradecido: lenitivocultural.blogspot.com