sexta-feira, 28 de setembro de 2012

2988) A Vida e os Tempos de Ivan Denissaev (28.9.2012)







Cap. 1 – De como Ivan Davidovitch Denissaev nasceu num povoado a mil quilômetros de Moscou, numa tundra batida pelos ventos, por entre mujiques atarefados, verões tépidos, invernos massacrantes, sublevações armadas, repressão czarista, missas ortodoxas, ladainhas rezadas diante de ícones longilíneos.

Cap. 2 – De como Ivan Denissaev era de uma família tão pobre que não fazia idéia do que fosse tundra, mujique, ícone, longilíneo, essa zorra toda. 

Cap. 3 – De como o alistamento compulsório ao exército czarista ensinou a Ivan o manejo do alfabeto e da baioneta. 

Cap. 4 – De como Ivan viveu o primeiro grande momento de sua vida ao descer a escadaria de Odessa mandando bala naquele magote de desordeiros (ele é o quinto par de botas da esquerda para a direita).

Cap. 5 - De como Ivan tornou-se sub-secretário de Inteligência do Czar, e nessa qualidade sua primeira providência foi redigir e distribuir no país, misturando seu aprendizado do colégio ao do quartel, um livro com um manifesto contra o Czar, uma tortuosa análise política dos países eslavos, um hino revolucionário, e, nas últimas páginas, algumas fórmulas químicas de uso prático, numa das quais ao algarismo de um ingrediente foi discretamente anteposto outro que o multiplicou; e com isso nos dois anos seguintes três em cada quatro terroristas que tentavam fabricar explosivos iam pelos ares, poupando esse trabalho ao governo.

Cap. 6 – De como ele foi promovido a oficial do exército czarista, traiu o czar durante um chá com Kerensky, e participou de reuniões clandestinas onde nunca distinguiu com clareza o que queriam os mencheviques e o que queriam os bolcheviques. 

Cap. 7 – De como Ivan, durante a tomada do Palácio de Inverno, entrincheirou-se atrás de uma coluna e, coerente consigo mesmo, atirou nas tropas invasoras e nas tropas defensoras, esperando para ver para que lado a batalha pendia.

Cap. 8 – De como a vitória dos insurretos catapultou Ivan ao cargo de Comissário do Povo Soviético durante a Guerra Civil, quando ele aproveitou para desviar armas, munições e verbas para seu povoado, e comprar para si mesmo um automóvel, um aquecedor central e um Ovo Fabergé.

Cap. 9 – De como Ivan tornou-se o braço direito de Josef Stálin, a ponto de deixar crescer um bigode igualzinho ao do ditador.

Cap. 10 – De como os bigodes eram tão parecidos que ninguém percebeu que o verdadeiro Stálin já tinha sido degolado e substituído por Ivan Denissaev, que governou com mão-de-ferro a URSS, reuniu-se durante a II Guerra com Churchill e Roosevelt, e morreu de um derrame em 1953, sendo que suas últimas palavras foram: “Pode me chamar de Ivan O Terrível”.