quinta-feira, 6 de agosto de 2015

3886) Albert Maysles (7.8.2015)



(Gimme Shelter, 1970)

Com seu irmão David, Albert Maysles, falecido em março aos 88 anos, dirigiu dezenas de documentários e filmes para TV, muitos deles voltados para o mundo das artes. Seus filmes mais conhecidos são Gimme Shelter (sobre o famoso e desastroso show dos Rolling Stones em Altamont), Get your ya-yas out (sobre uma excursão dos Stones), além de outros sobre Orson Welles, Marlon Brando, Paul MacCartney etc. (Aqui, um resumo ilustrado de sua filmografia: http://mayslesfilms.com/films/).

A carreira de Maysles correu paralela a muitas tendências do documentário nos anos 1960-70, como o cinema verdade, cinema de rua, etc. Ele deixou uma página de instruções para documentaristas e repórteres cinematográficos que por mim continua valendo, independente das tecnologias que aparecem e desaparecem. Diz ele:

“Por Que? Como documentarista, eu entrego meu destino e minha fé à realidade. Ela cuida de mim, ela me dá temas, assuntos, experiência – tudo imbuído do poder da verdade e do romance da descoberta. E quanto mais eu adiro à realidade mais honestas e mais autênticas se tornam minhas histórias. Afinal, conhecimento do mundo real é exatamente o que precisamos para melhor nos entendermos e possivelmente amarmos uns aos outros. É a minha maneira de tornar o mundo um lugar melhor.

“Como? 1) Assuma um ponto de vista distanciado. 2) Sinta amor pelo que está filmando. 3) Filme eventos, cenas, sequências; evite entrevistas, narração, ter um apresentador. 4) Trabalhe com os melhores talentos disponíveis. 5) Torne seu filme experimental: filme sua experiência diretamente, sem ensaio, sem controle. 6) Existe uma ligação entre realidade e verdade. Mantenha-se fiel às duas.

“O que fazer e o que não fazer: 1) Mantenha a câmera firme. 2) Use o zoom manual, não o eletrônico. 3) Leia o máximo possível do manual da PD 170 [uma câmera portátil da Sony]. 4) Leia um livro, ou um capítulo num livro, sobre como compor o quadro cinematográfico. 5) Use o sistema estabilizador que há na câmera. 6) Nunca use tripé (com exceções: filmar fotografias, p. ex.). 7) Seu quadro fica mais firme quando o plano é mais aberto. Quando for filmar caminhando, use um plano bem aberto. 8) Prolongue o começo e o fim de cada plano. O montador (editor) vai precisar disso. 9) Não use luz artificial. A luz que há no ambiente é mais autêntica. 10) Aprenda a técnica mas é mais importante manter os olhos abertos para os momentos mais significativos. Orson Welles: “Por trás da câmera deve haver o olho de um poeta”. 11) Lembre-se: como documentarista você é um observador; um autor mas não um diretor; um descobridor, e não alguém que está no controle de tudo”.