sábado, 21 de setembro de 2013

3297) 16 bandas (21.9.2013)



("Orchestre de Mystère" de Alexander J
ansson)


“Luz de Mil Velas”: duas cítaras, um pandeiro, uma rabeca, um theremin, e um repertório de fugas escherianas por espaçotempos ortogonais e transdimensiomísticos, e letras em forma de sestina. 

“Duas Bandas”: dois guitarristas e duas tecladistas, de formação erudita e com mão leve e ágil para canções de amor urbanoides e balançadinhas, um tilenol contra o tédio.  

“Motomonstros”: seis sujeitos gordos, musculosos, hirsutos, ferozes, mas extremamente cientes dos seus direitos civis e se equilibrando em cima do fio-de-aranha da lei.  

“Pump Malfunction”: três cavalheiros e duas senhoras da melhor idade que se reúnem para improvisar juntos sobre temas da música do último século, e vendem ingressos a rodo.

“Another Job For My Uncle”: os ternos impecáveis e a instrumentação “big band” atenuam e com isso deixam mais sutis as letras cruéis e violentas da dupla de compositores da maioria do repertório, o vocalista Naitendey e o iluminador Gontijo. 

“Faça Isso Com Eu Não”: banda com instrumental meio forró meio chorinho, somente as variadas cordas, com quase nenhuma percussão.  

“Range Rede”: um sintetizador e um violino dialogando com o carreirão de dez, com o oitavão rebatido, com o aboio pré-verbal. 

“Cast of Characters”: roquezinho praieiro, “repleto de levadas contagiantes”, pré-verbal, pós-fatal, costurado com guitarrinhas plangentes e um chacundun de bom motor.

“Soul Blue”: três dúzias de formandos em Música Folclórica, razoavelmente afinados, encarando a gravação do disco como um trabalho de conclusão de curso, com evidentes reflexos no aspecto organizacional e nas escolhas estéticas ao longo do projeto. 

“Sambarroco”: um piano, uma voz e cem mil percussões “trazendo consigo todo o mistério, a sensualidade e o romantismo do jazz tradicional e da irresistível dança caribenha”, segundo o relise. 

“La Machine à Pleurer”: dois atores, um DJ e uma malabarista; nonsense cênico remetendo ao teatro de Jarry, ao cinema de Tati, e ao romance de Queneau. 

“Sigilo Aberto”: dois violões, um piano, releituras de polcas clássicas, muzaks irreconhecíveis.

“Lock the House and Run to the Woods”: banda de survival metal, com spin-offs de enduro de motos e de propagandas de cigarro. 

“Chave Mestra”: guitarra, alfaias, marimbas eletrônicas, e duas meninas de cabelo cacheado cantando em romaní. 

“Innocent Bystanders”: três rapazes e duas moças de queixo resoluto, olhar concentrado, roupas ferozmente de griffe, letras pulverizando o status-quo. 

“Bruxa Gasolina e os Isqueiros”: três guitarras, quatro sopros, frevo eletrificado com letras concretistas, com viés neo-anarquista e transgressões lacanianas.