sábado, 24 de abril de 2010

1949) Torcida pernambucana (7.6.2009)



Muita gente já me perguntou por que motivo quase não existe torcida organizada do Flamengo, Corinthians, etc. quando estes times vão jogar em Pernambuco. Aqui na Paraíba, ao contrário, basta o avião do Flamengo apontar no horizonte e as cidades se cobrem de preto-e-vermelho. O Corinthians tem mais torcedores na Paraíba do que o Campinense, e o Botafogo do Rio mais do que o Botafogo de João Pessoa. Por que será? Alguns dos meus leitores sugerem que é porque o paraibano é sem personalidade, gosta mais dos times de fora do que dos seus, e acha que está se valorizando quando o Vasco vem jogar contra o Treze e ele larga em casa a camisa do Treze e compra uma do Vasco.

Meus amigos pernambucanos dizem: “Torcer por time de fora? Pra quê? Time de fora que se dane. Não gosto de nenhum deles. Sou Sport! A única serventia desses times do Rio e de São Paulo é dar surra no Santa Cruz e no Náutico”. Eis o segredo do torcedor pernambucano. Ele não torce pelos times de fora, mas não é por amor à terra, é porque ele detesta os adversários domésticos ainda mais do que detesta os times de fora. Até Ariano Suassuna, recifense adotivo, afirma: “Eu não dou a menor importância a Campeonato Brasileiro. É uma bobagem. O que é importante é ser campeão pernambucano, é ganhar do Náutico e do Santa Cruz. O resto é irrelevante”.

É uma faceta do imenso (e, em alguns aspectos, saudável) bairrismo dos nossos vizinhos. Para eles, Pernambuco vem antes do Brasil, mas o torcedor de lá não torce por qualquer time pernambucano contra os demais; e pelo time de fora ele torce apenas o necessário para derrotar o inimigo local. Para ele, seria um contrassenso largar a camisa do seu Leão, seu Timbu, sua Coral, e vestir, mesmo que por uma tarde apenas, o uniforme de um clube “estrangeiro”.

Daí esse menosprezo que os torcedores pernambucanos têm para com as torcidas da Paraíba, da Bahia, de outros Estados, que se enfeitam todas com as bandeiras e as cores de times cariocas e paulistas que vêm disputar um jogo. Não adianta dizermos: “Sou Treze, mas o Flamengo é meu segundo time”. Pernambucano não tem segundo time. Um torcedor do Náutico fica feliz da vida quando o Sport perde para o Palmeiras: sai às ruas, faz buzinaço, etc. Mas – ir para o estádio com a camisa do Palmeiras?! De jeito nenhum. Prefeririam desfilar de baby-doll na Ponte Buarque de Macedo.

Vai ver que têm razão. Porque quando admitimos a possibilidade de torcer por um time carioca, digamos, contra nossos adversários locais, estamos nos deixando contaminar de um certo amor por esse time estrangeiro. Daí a pouco estaremos acompanhando o campeonato do Rio, torcendo para que ele faça uma boa campanha. Comemoraremos quando for campeão carioca. E o horror dos horrores surgirá no dia em que esse time carioca virá à nossa cidade enfrentar nosso time local... e nos descobriremos com a vontade secreta de que o carioca vença. Será o último prego no caixão do Nordeste.

2 comentários:

José Igor disse...

Futebol no Nordeste vai muito além de torcida ao meu ver, o FRACO futebol que o Nordeste apresenta a cada ano, não digo isso somente no setor puramente futebolístico, e para ser mais exato, é com certeza responsabilidade dos dirigentes de futebol dessa região. Com todo respeito a uma história que os times paraibanos tem, e também ao seu ponto de vista, mas tenho certeza que não só para mim quanto para a maioria que "sofre do mal" que você citou no texto, não da para comparar os times Paraibanos com os do Pernambuco, em todos os aspectos, quanto mais dirá contra os times da região Sul e Suldeste do país.
Gostei de seu ponto de vista coeso, e que causa debates, mas infelizmente não da para haver comparações. Times vivem de glória, de conquistas, não de regionalismo. Podemos tomar como exemplo a isso, a torcida do São Paulo que foi a que mais cresceu nos ultimos anos. Com certeza não foi por acaso. Títulos agradam amantes de futebol. A diretoria do São Paulo chegou a apresentar dados indicando que em 2014 poderia estar figurando com a maior torcida do Brasil.

Iselt - PB disse...

Acho tão óbvia essa tradição de nordestinos torcerem para times de Sampa ou do Rio. Fomos criados vendo esses campeonatos na tv, nossos pais tinham o hábito de passarem o domingo vendo a globo e era só o que dava nesse canal campenoato carioca ou paulista.

Não vejo essa tradição nossa como ignorância, falta de personalidade,etc é sim uma sitaução cultural que nos foi imposta. Diferentemente de Pernambuco, que realmente o pessoal de lá torce por times da terra e nenhum mais, onde os times possuem uma tradição antiga, os jogos sempre bem divulgados, sem falar nos times bons que o estado vizinho tem. Aqui na paraíba a pouco que vemos os estádios lotarem, isso devido a evidência que nossos campeonatos passaram a ter na mídia, principalmente com a transmissão.

Sou paraibana torcedora do PALMEIRAS e não torço por time algum daqui, não vejo problema nisso e acho que futebol é assim, devemos acolher o que acharmos conveniente e não pq é time de fora ou pessoas de fora que devemos espantar do nosso dia-a-dia. Já quanto ao pessoal do sul ou sudeste torcer por time nordestino não tem nem como, nasceram com times bons e torcem por lá mesmo, nem acho que seja questão de preconceito. é cultura!