domingo, 30 de maio de 2010

2092) O Vaticano e os extraterrestres (21.11.2009)



Referi dias atrás um depoimento de Dom Hélder Câmara sobre a ficção científica, no qual o simpático Arcebispo de Olinda afirmava que “o Homem por entre as estrelas é uma coisa que não escandaliza Deus”. A Igreja Católica, que infernizou a vida de Copérnico e Galileu, acabou aceitando a idéia de que é a Terra que gira em torno do Sol, e não o contrário. Ao que parece, essa aceitação não diminuiu muito a credibilidade da Bíblia. Os que deixam de acreditar nela, em sua imensa maioria, a abandonam em benefício de uma hipótese religiosa alternativa, não de uma crença científica. O maior adversário do Cristianismo não é a Ciência, são as religiões que oferecem hipóteses mais sedutoras (ou prometem mundos-e-fundos com maior cara-de-pau).

Agora, o noticiário dá conta de que o Vaticano sediou, a partir deste 10 de novembro, a Semana de Estudos de Astrobiologia, organizado pela Pontifícia Academia de Ciências. É o tipo do evento que eu esperaria ser patrocinado em qualquer outro lugar, menos ali. Transcrevo abaixo a programação, conforme divulgada nos jornais:

“A programação foi organizada em oito módulos: A Origem da Vida (como as moléculas se organizaram para que a vida começasse); Habitabilidade Através do Tempo (como a Terra manteve a vida ao longo de sua história geológica); Ambiente e Genomas (como a vida e o ambiente interagiram no tempo geológico); Detectando Vida em Outros Lugares (perspectivas e técnicas para encontrar vida em ambientes fora do Sistema Solar). Estratégias de Busca para Planetas Exosolares (explica as técnicas usadas para encontrar planetas ao redor de outras estrelas e determinar suas propriedades); Formação de Planetas Exosolares (como os planetas se formam como parte do processo de formação das estrelas); Propriedades dos Planetas Exosolares (modelos de computador, dados astronômicos e alguma especulação sobre as propriedades desses planetas); e Inteligência em Outros Locais e Vida Sombria (existência de formas de vida inteligente e também baseadas em uma bioquímica diferente da terrestre).”

Existe dentro da Igreja Católica, como existe em qualquer organização religiosa suficientemente grande e complexa, um grupo de pensadores que trata de preparar uma interface entre a doutrina religiosa tradicional e as descobertas científicas. Nem sempre esses grupos trabalham em paz. São incomodados o tempo inteiro pelos grupos mais conservadores, os fundamentalistas da escritura, aqueles para quem qualquer nova informação que contradiga ou pareça contradizer o texto sagrado deve ser perseguida. A notícia afirma que no ano passado o jornal oficial do Vaticano trazia um artigo intitulado “Aliens São Irmãos”, onde se afirmava que buscar formas de vida extraterrestres não contradiz a crença em Deus. Aos poucos, a Igreja se desprega do modelo geocêntrico e busca ampliar sua jurisdição espiritual para abranger outros sistemas e outras galáxias. Já não era sem tempo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante a sua forma de abordar assuntos sérios e polêmicos. Como mais uma pessoa preocupada com o destino da humanidade tenho apreciado as suas postagens o que tem me ajudado no entendimento desse grande quebra cabeças com peças escondidas ou extraviadas.

No que diz respeito ao Vaticano, pelo visto está publicamente assumindo a sua postura bem "eclética" desde que defende a Astrologia, a essência da Biblia embora não admita ainda, suas ligações questionáveis junto aos poderes que "governam" o planeta, à incoerência na real forma de ser e agir enquanto impõe e exige de seus seguidores uma postura ambigua através de sua doutrina pelos paises. A sua informação é tão pitoresca dentro cenário dos acontecimentos que me ocorreu um comentário mental e cômico: Não pretendem estender a sua doutrinação pelo mundo afora... mostrando como foi bem adaptada e que funcionou quase mil anos senão mais ...

A característica dos recentes últimos anos tem sido de mudanças impensadas, inimaginadas, cortinas cujas presilhas se soltam e nos damos conta que a vida terrestre nada mais tem sido que um grande palco onde assumimos papéis cujo significado nem sempre lembramos.

Até quando seremos uma civilização como um virus indesejável junto àqueles que vem nos impulsionar ou nos conscientizar da ingenuidade e ignorância que persiste?

O que podemos fazer, nós humanos para acompanhar as rápidas mudanças exigidas e cada vez mais?

... me parece que é a troca de HD e a nível de DNA e rápida configuração em pelo menos nos 4 planos: fisico, emocional, mental e espiritual... e tem como? Só Deus sabe.