sexta-feira, 1 de abril de 2016

4091) O comissário Montalbano (2.4.2016)



Meu romance policial predileto é o romance detetivesco clássico, de mistérios intrincadíssimos e barrocos, à maneira de Ellery Queen, John Dickson Carr ou S. S. Van Dine. Nem por isso deixo de gostar do romance policial realista, centrado em ações e emoções humanas verossímeis. Comecei agora a ler as aventuras do Comissário Montalbano, escritas pelo italiano Andrea Camilleri ( A Forma de Água, 1994; A Paciência da Aranha, 2004), e ambientadas em Vigata, uma cidade imaginária da Sicília.

Montalbano não vive trocando socos como Philip Marlowe e outros. Nos dois romances que li ele não dispara um tiro, e acho que não briga uma vez sequer. Tem uma namorada que mora em outra cidade e o visita às vezes; vão para a cama, cozinham, bebem, brigam, fazem as pazes, como qualquer casal. Como Marlowe, ele é capaz de encontrar em sua cama uma mulher linda, nua, e mandar que ela se vista. Mora sozinho, tem uma criada que vai lá e dá uma geral de vez em quando. Gosta de cozinhar para si mesmo. Seu temperamento é brusco, emotivo mas contido, impaciente com a burrice ou a canalhice alheia. Trabalha bem em equipe com os outros policiais, mas tem um certo desdém pelos superiores.

Detetivescamente, Montalbano é observador, metódico, gosta de pegar o carro e sair checando pessoalmente cada detalhe dos casos que investiga. Um dado curioso é seu envolvimento emocional com o processo dedutivo. Faz muitas de suas descobertas analisando sua própria reação emocional ao se defrontar com as pistas ou interrogar os suspeitos. Certas coisas o inquietam sem que ele saiba por que; ficam remoendo em sua cabeça, até que por uma associação de idéias ou um fato fortuito tudo se encaixa e a explicação aparece. Seu método é o de checar pistas, conversar com todo mundo (ele tem uma percepção afiada da natureza humana e da mentalidade dos seus conterrâneos).

Camilleri escreve com agilidade, rapidez, ótimos diálogos. Pertence à escola não-rebuscada do romance policial. Os enredos são complexos mas verossímeis, e tanto a realização dos crimes quanto a investigação estão próximos do realismo cotidiano de Simenon. A narrativa é toda numa terceira pessoa limitada: temos acesso à maioria das reflexões do detetive, mas não a tudo. Camilleri usa o direito de omitir diálogos cruciais para não antecipar a solução. Seus romances são daqueles onde o mistério policial empurra a narrativa, mas o prazer vem das reflexões do protagonista a respeito do que vê e ouve; dos tipos humanos surpreendentes e verazes; e da descrição, cheia de humor, dos pequenos quiproquós cotidianos que nem um detetive está livre de encarar.





4 comentários:

Fraga disse...

Oi, Braulio: bem-vindo, finalmente, à CLAC - Cambada de Leitores de Andrea Camilleri! Essa sua preciosa resenha inicial até compensa a demora na descoberta do Montalbano, hehe. Claro, vc ainda vai escrever algumas outras, nem há como evitar: vc tem sempre ótimas abordagens na manga pra voltar a qq bom assunto. Penso nos saborosos textos que virão e não resisto insistir em duas dicas: 1) convém ler primeiro os 4 livros de contos, pois a variedade das histórias nos torna rapidamente muito + próximos do comissário; 2) o ideal é ler tudo na ordem de publicação, tanto a sequência dos livros de contos quanto à dos romances. É que o Montalbano, num ótimo mix ficção x vida real, amadurece em meio à cronologia dos livros, e isso é um baita acréscimo ao prazer que se tem com as tramas. Faz tempo que a Record não se coça para suprir as lacunas dos títulos (acho que a editora tá devendo uns 8 ou 9). Há 2 anos tive a surpresa de encontrar numa livrariazinha de Bariloche vários títulos editados em Madri pela Narrativa Salamandra. Sortudo que sou, consegui 2 títulos inéditos no Brasil e um deles, El Campo del Alfarero, ponho no topo entre os melhores enredos criados pelo autor. Sim, a vc empresto. Além dessa maravilha e outras inéditas e novas, não se pode esquecer do livro póstumo bolado por Camilleri: anos atrás ele escreveu e entregou à editora aquela que será a última aventura do comissário. Quanto a nós, membros da CLAC, admiradores desse talentoso e vigoroso velhinho de 91 anos, podemos muito bem aguardar com calma sua merecida e produtiva longevidade. Que venga a proxima resenha, meu caro Braulio! Gracias y abrazo.

Ana Pessoa disse...

Fraga
voce poderia listar os titulos a serem editados em portugues?

Fraga disse...

Oi, Ana Pessoa (licença de avançar no seu espaço, Braulio): eis aí a lista atualizada dos livros do Camilleri/Montalbano já publicados no Brasil e os 16 ainda inéditos. Nada sei do que virá, se é que vem. Se vc já leu todos, então não depende da Estante Virtual, que tem tudo, a preços ótimos. Se seu interesse é um sopro de esperança em influir junto à Record pra completar a série, bem-vinda! (Vc é parente da Isa Pessoa, ex-Objetiva, agora diretora da Foz?) Por fim, irresistível é o site do fã-clube universal do criador/da criatura – www.vigata.org – onde se pode ler excelente artigo do professor da USP Júlio Pimentel Pinto. Bem, já invadi demais o Mundo Fantasmo. Dê news/novidades sobre Camilleri/Montalbano, Ana. (Gracias, Braulio!)
ROMANCES
1. La forma dell’acqua/ A forma da Água/1994
2. Il cane di terracota/ O Cão de Terracota/1996
3. Il ladro di merendine/ O Ladrão de Merenda/1996
4. La voce del violino/ A Voz do Violino/1997
5. La gita a Tindari/ Excursão a Tindari/2000
6. L’odore della note/ O Cheiro da Noite/2001
7. Il giro di boa/ Guinada na Vida/2003
8. La pazienza del ragno/ A Paciência da Aranha/2004
9. La luna di carta/ Lua de Papel/2005
10. INÉDITO > La vampa d'agosto /2006(não consegui traduzir esse título)
11. INÉDITO > Le ali della sfinge /As Asas da Esfinge /2006
12. INÉDITO > La pista di sabbia / A Pista de Areia /2007 (comprei em espanhol)
13. INÉDITO > Il campo del vasaio / O Campo do Oleiro /2008
14. INÉDITO > L'età del dubbio /A Idade da Dúvida /2008
15. INÉDITO > La danza del gabbiano / A Dança da Gaivota/2009
16. La caccia al Tesoro / Caça ao Tesouro/2010(o mais recente a sair aqui)
17. INÉDITO > Il sorriso di Angelica /O Sorriso de Angélica/2010
18. INÉDITO > Il gioco degli specchi /Jogo de Espelhos/2011
19. INÉDITO > Una lama di luce — 2012)
20. Una voce di notte /Uma Voz na Noite /2012
21. INÉDITO > Un covo di vipere / Um Ninho de Víboras /2013
22. INÉDITO > La piramide di fango / A Pirâmide deLama /2014
23. La giostra degli scambi — 2015)
CONTOS
• Un mese con Montalbano / Um Mês com Montalbano/1998
• Gli arancini di Montalbano /O Ano Novo de Montalbano/1999
• La paura di Montalbano / O Medo de Montalbano/2002
• La prima indagine di Montalbano /A Primeira Investigação de Montalbano/2004
• INÉDITO > Racconti di Montalbano /2008
• INÉDITO > Il commissario Montalbano. Le prime indagini /2008
• INÉDITO > Ancora tre indagini per il commissario Montalbano /2009
• INÉDITO > Altri casi per il commissario Montalbano /2011
• INÉDITO > Morte in mare aperto e altre indagini del giovane Montalbano /2014

LIVRO PÓSTUMO, arranjo cúmplice entre autor/editor, tomara que demore muito a sair:
Riccardino – a última aventura do comissário.

Marcelo disse...

Fora isso é um dos escritores que mais arrancam risadas dos seus leitores. Na minha longa caminhada de leitor policial só dois autores conseguiram isso: Andréa Camilleri e Rex Stout. Passagens ilarias no Cão de Terracota sobre o Gato, e o impagável Catarella em Lua de Papel dão um enorme frescor a sua obra.
Marcelo Jurema Leal Ferreira.