quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

1576) Blog “Mundo Fantasmo” (1.4.2008)




Meus treze leitores reclamam de vez em quando que estes meus artigos são impossíveis de consultar, a menos que o cidadão se disponha a recortá-los diariamente com tesoura e guardá-los numa pasta. Coisa que nem mesmo eu consigo fazer. Tenho tudo no computador, numerado, datado, direitinho. Quando preciso encontrar alguma coisa, abro o Arquivo Geral e dou um comando de busca; em geral não me custa mais do que cinco minutos para achar um artigo específico.

Já me cobraram a publicação destes textos em livro, mas não sei se seria uma boa idéia. Quem compraria, fora aqueles treze apóstolos? Adquiri há pouco pela Internet o volume dos Essays and Reviews de Edgar Allan Poe, reunindo toda sua produção eventual na imprensa. É uma quantidade assombrosa de texto. São 1.544 páginas, escritas com pena e tinteiro à luz de lamparinas, por um cara que, além disso, produziu quase o mesmo tanto de laudas com contos e poemas que estão entre os melhores do mundo, e morreu aos 40 anos. Como levo uma vida bem mais cômoda do que a de Edgar, já estou com cerca de 1.570 artigos aqui no JPB. Poe acha (e merece) quem compre o calhamaço dele, mas eu não preciso correr o mesmo risco.

Vai daí, aproveitando as facilidades da cultura digital, comunico aos meus treze leitores diários, bem como aos eventuais, que dei início à publicação digital de todos estes artigos no JPB. Publicar não significa apenas imprimir num livro, mas tornar público e acessível a qualquer interessado. Caso o leitor seja um deles, recomendo-lhe dirigir seu Explorer ou equivalente para este endereço: http://mundofantasmo.blogspot.com/.

Não tem tudo, ainda, porque isso dá trabalho e eu não posso pagar alguém para fazê-lo. Sou o meu próprio secretário, meu próprio office-boy, meu próprio telefonista. Até esta semana, postei mais de 300 artigos que cobrem desde o meu dia de estréia aqui no jornal (23 de março de 2003) até abril de 2004. A grande vantagem do Blog é a possibilidade de pesquisar por um assunto específico. No fim de cada artigo coloco os marcadores que me parecem mais apropriados, sobre os temas que o artigo aborda ou cita de passagem. Este artigo aqui, por exemplo, provavelmente terá como marcadores “jornalismo”, “cultura digital”, “Paraíba”, “Edgar Allan Poe”.

Além disso, o leitor tem um espaço de busca (junto ao botão “Pesquisar blog”) onde ele pode pedir um tema específico (“ficção científica”, “forró”, etc.), um nome próprio (“Borges”, “Dylan”, etc.), ou palavras aleatórias. Com isto espero ir aos poucos atendendo aqueles leitores que me mandam email pedindo um artigo saído há anos sobre um tema qualquer. Por outro lado, o título de cada coluna traz a data original de publicação, portanto quem quiser citá-lo em artigos acadêmicos já tem a data de mão beijada. Fiquem à vontade para visitar meu blog, que irei abastecendo aos poucos durante este ano. Divulguem! E mais uma vez agradeço a leitura e a atenção de todos.

9 comentários:

Wedmo Mangueira disse...

Entre os sites que visito religiosamente todos os dias, está o seu blog, caro Bráulio. Pode adicionar mais um à sua lista de 13 apóstolos.

Com relação à foto desse post, muito interessante. Metalinguagem pura! Coincidentemente, há alguns anos atrás, postei uma foto semelhante num fotolog que editava.

Ah, e pode lançar o livro. É você lançando e eu comprando. Grande abraço!

Braulio Tavares disse...

Valeu, Wedmo. Aliás, se eu tiver que adicioná-lo à lista dos apóstolos vou ter que eliminar alguém, porque por motivos cabalísticos o número tem que continuar sendo esse mesmo... Quanto ao livro, a Editora Hedra de São Paulo tem uma coletânea de 50 crônicas, já selecionadas e revisadas, para publicar algum dia. Não depende mais de mim.

Ítalo M. R. Guedes disse...

Caro Braulio,
Você já deve estar me contando entre os treze, senão já somos quinze; não apenas leio seu blog diariamente, mas costumo também reler vários textos quando me sobra algum tempo. Compraria também o livro, como comprei os outros - A espinha dorsal da memória (comprei aos 14 anos e sempre releio), A máquina voadora (do qual não gostei), o ABC de Ariano Suassuna. "Descobri" você na extinta versão brasileira da Isaac Asimov Magazine, que chegava com dois meses de atraso nas bancas de revista de Patos e não parei mais de lhe ler.
Grande abraço.

Fraga disse...

Braulio, basta uma estratégia editorial para garantir o sucesso: lançar coletâneas dos principais núcleos temáticos da sua lavra: cinema/música/literatura, em tiragens por demanda. Aposto que nós apóstolos esgotaríamos as edições. Longa vida ao Mundo Fantasmo.

heliojesuino disse...

50 pra mim é pouco. Tenho mais de 150 selecionadas e umas 100 já impressas. Quando chegar a 200, encaderno o primeiro volume.

Braulio Tavares disse...

Obrigado a todos. Os conselhos serão avaliados. Vou copiar esses comentários e mandar para a Hedra, para eles verem que estão comendo mosca.

Vinicius A. Amaral disse...

Quero deixar aqui um testemunho: esse blog mudou a minha vida. Desde então virei um frequentador da net, todo dia visito o Mundo Fantasmo, ansioso como naquele tempo em que as pessoas ligavam o rádio ávidas para ouvir o desenlace da novela.
Por favor, sr. Bráulio, não desative esse blog!!!

Braulio Tavares disse...

Vinicius, eu acho essa história de escrever um negócio extremamente ótimo, e por mim continuarei por mais mil anos. Reze a Deus para ELE não me desativar, isso sim. :-)

Curiosa da Vida disse...

eu compactuo dessa ideia de que disponibilizar na web é publicar, é um compartilhar que já basta para muitas coisas ... estas crônicas já estiveram no papel. é o bastante.

e gratíssima a ti por compartilhar virtualmente estes teus escritos. na blogosfera, eu me maravilho com a proximidade entre quem escreve e que lê. como este contato que faço contigo, Ser que gosto de ler.

abraço grande ... e continue dessa grandeza que demonstras ...