quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

1490) A arte da digressão (22.12.2007)




(Marcel Jean, Specter of the Gardenia)

Uma das críticas mais injustas que se pode fazer a um romance é censurar ao autor o uso de digressões. Uma digressão é um afastamento do assunto principal para contar uma história secundária, refletir sobre algum aspecto da vida ou do mundo, ou explicar algum detalhe acessório da narrativa enquanto a história principal fica esperando. 

Como tudo o mais na esfera da arte, tem gente que gosta e gente que não gosta. Eu sou dos que gostam, e vou explicar por quê.

Primeiro, uma pequena digressão. Quando eu tinha dezesseis anos, vi dois caras conversando sobre um curso de Leitura Dinâmica anunciado no jornal. Um deles perguntou qual era a vantagem de ler cinco ou dez vezes mais depressa (era o que o curso prometia). O outro retrucou: “Quando você está lendo um livro, qual é a coisa que você mais quer saber?” O outro embatucou. Eu, que escutava ali por perto, também. O primeiro respondeu: “Ora, você quer saber o fim, quer saber como o livro acaba. E com a Leitura Dinâmica o livro acaba mais depressa”.

A digressão desagrada esse pessoal: os que querem que o livro acabe depressa. Esse tipo de leitor (a que eu chamo, quando estou de mau humor, “leitor americanizado”) tem uma visão utilitária da leitura, e quer maximizar a eficiência do ato leitoral. Quer ler cada vez mais depressa, consumindo cada vez mais palavras por minuto. E exige do autor que não fique enrolando, vá direto ao ponto, conte a história em linha reta, como uma seta em vôo instantâneo rumo à palavra “Fim”.

Cada um lê do jeito que lhe apraz, e não sou eu quem irá ensinar aos outros como viver. Mas os leitores como eu não querem que o livro acabe logo, não querem saber já como é o fim, a não ser quando a leitura é feita por obrigação profissional, para publicar uma resenha na semana que vem. 

Quando lemos por interesse próprio ou por prazer, não estamos disputando uma corrida de cem metros rasos. Avançamos no interior do livro como alguém que passeia numa cidade onde deverá passar os próximos dias: sabendo que não vai dar para ver tudo, sem pressa de conhecer todos os detalhes, caminhando meio ao acaso, sem lugar específico para ir e sem hora para lá chegar.

As digressões são como mudanças de rumo provocadas pelo impulso súbito de pegar um ônibus que parou ao nosso lado, ou de entrar por uma galeria de lojas que surgiu à nossa direita, ou de saltar do metrô numa estação desconhecida para saber o que existe ali em volta. 

Não há necessidade de caminhar em linha reta, rumo a um objetivo, porque tudo ali nos interessa igualmente. A digressão serve para abrir janelas, links de hipertexto, notas de pé de página. Traz temperos e sabores diferentes ao prato principal. 

O rei da digressão, Laurence Sterne, dizia que as digressões são “a luz do sol”. Elas não são a história que estamos lendo, não são a paisagem onde viajamos, são a luz que ilumina tudo aquilo e os torna reais aos nossos olhos.








5 comentários:

Wandecy Medeiros disse...

Acabei de ter uma espécie de digressão. Parei tudo que estava fazendo e vim aqui ler esse texto. Agora posso voltar ao que estava fazendo antes.

Raimunda disse...

Bráulio, sou a rainha da digressão, leio vários livros por vez e fico a imaginar, imaginar.... Tem um livro (bem pequenininho) que estou lendo há três anos: Une bibliothèque pleine de fantômes (Jacques Bonnet). Não quero acabar mais nunca de ler.É show!se vc não lei, procure, soube até que vai sair uma versão em português, vou comprar pra comparar a tradução! (essa é outra digressão, que já beira a loucura). Bj.

Ben Oliveira disse...

Artigo muito interessante. Digressões são válidas quando se tratam de literatura. Acredito que ajudam a contextualizar e fixar o conteúdo do livro na cabeça.

Anônimo disse...

Na vida real, nada é mais desagradável do que um interlocutor que abusa de digressões, mas o de que mais gosto nas narrativas literárias são as digressões de qualquer tipo. Não bastasse, em grandes escritores, as digressões só aparentemente são deslocadas do texto: elas coexistem sempre numa relação de retroalimentação, tecendo uma rede complexa de sentido.

Anônimo disse...

Perfeito. A questão não é: digressão ou não digressão? A questão é saber se a digressão é interessante ou pertinente ou saborosa ou surpreendente ou acrescentante ou inteligente.