A morte recente de Kris Kristofferson me levou a procurar
de volta este filme dirigido por Sam Peckinpah em 1973, e que na época me levou
correndo ao cinema, menos para ver os tiroteios de Peckinpah, que eu já
conhecia de vários filmes, do que para ver Bob Dylan “vivo e bulindo”, que eu
praticamente não vira até então.
Dylan fez uma ponta, e fez a trilha sonora do filme, com
alguns instrumentais em estilo country,
e duas boas canções: o clássico “Knockin’ on Heaven’s Door”, e “Billy”.
(Bob Dylan, como "Alias")
O western é um gênero revisionista por excelência, um
palimpsesto. Uma superfície única onde cada geração escreve o que bem entende,
por cima do que foi escrito pela geração anterior. Parece engraçado que uma
civilização tão urbanóide como a norte-americana procure estabelecer seu DNA
num gênero rural como é o western,
mas a polaridade neste caso não é entre rural/urbano, e sim entre desbravador/cultivador.
Entre o aventureiro que ultrapassa limites, expande fronteiras, e o homem
prático que se fixa no terreno conquistado e procura tirar dali o seu sustento.
O primeiro deles é o herói; o segundo é o vencedor.
Talvez a principal forma dessa dicotomia no western não seja entre o xerife e o
bandido, e sim entre o vaqueiro desempregado e o fazendeiro empregador. Não
muito distante, aliás, da mesma dicotomia na Literatura de Cordel: quantas
histórias não conhecemos sobre o vaqueiro jovem, simples, honesto, que vai
trabalhar para um fazendeiro poderoso, exigente, avaro, e que tem uma filha
linda-de-morrer, pela qual o pobre Severino inevitavelmente se apaixona?!
(O verdadeiro Pat Garrett)
Pat Garrett e Billy
the Kid conta a tragédia de dois desses vaqueiros (“vaqueiros” no sentido
mais amplo, de mão-de-obra-pouco-qualificada do meio rural) que começam como
amigos e terminam como inimigos num duelo de morte. Um diálogo do filme lembra
um momento em que Pat Garrett era acusado de um crime, e Billy The Kid estava
do lado da lei, porque trabalhava sob as ordens do poderoso fazendeiro de gado
John Chisum. Pouco depois, Billy rouba gado de Chisum, para se ressarcir do
atraso de um pagamento qualquer; é declarado fora-da-lei, e o governador
contrata Garrett para prendê-lo ou matá-lo.
Bandidos e polícia são um mesmo grupo social, com os
mesmos valores, a mesma origem, as mesmas conexões familiares, as mesmas
vivências, a mesma linguagem – só que trabalham para patrões diferentes.
Billy The Kid é um dos bandidos mais famosos do far-west, não pelo que foi em vida, mas
pelo que resolveram fazer dele após a morte – através de canções, baladas,
filmes, romances. Nunca foi um estrategista como seu contemporâneo Jesse James.
E certamente nunca foi o personagem (alavancado por Kris Kristofferson) do filme
de Peckinpah – bonito, gentil, namorador, ético (amigo-dos-amigos), respeitador
dos rivais...
O palimpsesto da história sempre aguenta mais uma escrita.
Verossimilhança histórica é o de menos: historicamente, na noite do confronto
mortal, Pat Garrett tinha 31 anos, Billy the Kid tinha 21. No filme, os dois
são interpretados respectivamente por James Coburn, 44, e Kris Kristofferson,
37. Que importância tem isto? Muito pouca. Não é biografia, é mitologia. Mais
sensato é o ajudante de Garrett que, ao ser convocado para o atentado final
contra Billy, suspira, morrendo de medo, e diz: “Só espero que não escrevam meu
nome errado no jornal.” É o máximo que se pode esperar da posteridade.
(Jason Robards, como "Lewis Wallace")
Quem dá a ordem final para que Billy seja executado é o
governador do Novo México, Lewis Wallace, interpretado no filme por Jason
Robards. Tive que ir à web para me certificar. Sim, é ele mesmo: Lewis Wallace,
o militar que escreveu Ben-Hur, o
maior best-seller da literatura dos EUA no século 19, superando até mesmo A Cabana do Pai Tomás. Foi o autor desse
romance que mandou matar Billy The Kid.
O filme de Peckinpah foi feito em péssimas
circunstâncias, constrangido e sabotado pelos diretores da MGM. A versão que vi
na época, no Cine Capitólio de Campina Grande, foi a versão mutilada que rodou
o mundo. A que vi agora é a melhor versão possível hoje: a de 115 minutos, que recuperou
uma parte do material cortado pelos produtores.
Peckinpah está inteiro neste filme, com sua brutalidade e
seu lirismo, seu olhar sádico sobre a natureza humana. Ele mostra pistoleiros
brincando de tiro-ao-alvo com galinhas enterradas com a cabeça de fora; mostra
crianças brincando de se balançar na forca onde Billy vai ser enforcado no dia
seguinte. (Ou melhor, ia: piscaram o olho, ele matou dois e já está longe.)
Imagens que lembram a clássica imagem de abertura de The Wild Bunch (1969), crianças brincando com escorpiões e depois
ateando fogo a eles.
Lirismo? Sim, no western
há poucos momentos de tanta beleza lírica quanto a cena do velho xerife (Slim
Pickens) baleado no estômago, sentando-se à beira do rio para morrer, olhando o
rio, olhando o crepúsculo, sendo olhado pela esposa que chora em silêncio,
enquanto a trilha sonora toca “Knockin’ on Heaven’s Door”.
(Slim Pickens)
Presente também com o seu machismo, que recorre menos à
diminuição da mulher do que à apologia da camaradagem entre iguais. O western é um dos territórios mais
favoráveis às demonstrações da comovente devoção mútua masculina. São homens da
lei e homens fora-da-lei, mas acima de tudo são homens que devem favores a
outros. O favor e a gratidão estão entre as moedas mais valorizadas numa
sociedade informal.
Na noite do confronto fatal, Billy está dentro da casa,
na cama com uma mulher. Pat Garrett se aproxima da casa, chega à varanda, ouve
os sussurros, entende tudo... e senta na cadeira de balanço do terraço, esperando
que o outro termine, para poder matá-lo. Depois da execução, volta a sentar na
cadeira de balanço, até o dia clarear. Calado. Pensando.
(James Coburn e Sam Peckinpah)
É uma forma de respeito entre homens, que não tem nada a
ver com outros valores: quando o caçador de recompensas (John Beck) salta sobre
o cadáver para arrancar-lhe um dedo e guardar de souvenir, Pat Garrett o
desmonta com uma porrada, jogando-o à distância. É a mesmíssima atitude de
Augusto Matraga, no conto de Guimarães Rosa (em Sagarana, 1946) e no filme de Roberto Santos (1966), protegendo o
cadáver do adversário Joãozinho Bem-Bem, depois de matá-lo.
Do mesmo jeito que acontece aqui (na dita “vida real”),
no universo desses personagens existe uma luta cósmica entre criadores de gado,
políticos, grandes comerciantes, banqueiros. Essa luta pouco inteligível para
pessoas como Pat e Billy é quem vai determinar se um deles está com o Bem e o
outro com o Mal, ou vice-versa; é quem vai determinar quem vai ser pago pelo
governo para matar o outro.
(foto, de autenticidade posta em dúvida, onde aparecem Pat Garrett e Billy The Kid, respectivamente o primeiro e o quarto, da esquerda para a direita)
Por isso, talvez, a perseguição de Garrett a Billy chegue
a se parecer com outra estória rosiana, “O Duelo” (também em Sagarana). É uma peregrinação lenta, de
vilarejo em vilarejo, o Perseguidor perguntando a um e outro, colhendo
informações, mudando de rota, às vezes cruzando com a presa sem perceber, cada
um tentando adivinhar o que o outro está fazendo, mandando recados curtos e
provocativos. “Diga a ele que eu e você tomamos uma dose juntos.”
Um crítico (Gene Siskel) fala em “letargia”, e é uma palavra
que define um aspecto do filme. Sim, é uma perseguição, mas não é uma
perseguição de guepardo atrás de antilope. Pat Garrett sabe que vai cumprir sua
obrigação de xerife, mas ao mesmo tempo não tem a menor pressa de matar o
ex-amigo. Billy sabe que pode fugir, e que dois dias depois estará no México,
ou no fim do mundo; mas, e depois? Melhor ficar, e esperar para ver o que
acontece. É uma perseguição letárgica, arrastada, que nenhum dos dois gostaria
de levar até o fim.
No final, Pat Garrett dispara apenas dois tiros (fato
histórico, registrado). Um mata Billy The Kid, o outro estilhaça sua própria
imagem no espelho. O ex-bandido que se vendeu à Lei destrói a si mesmo quando
mata um amigo para satisfazer homens que despreza. É um tipo de alegoria meio
óbvia, mas cara ao universo rude do faroeste.
A última imagem do filme mostra Pat Garrett se afastando,
depois de cumprida sua missão; e um
garoto do vilarejo corre atrás do seu cavalo, atirando-lhe pedras. É uma
citação explícita ao final romântico de Os
Brutos Também Amam (“Shane”) de George Stevens, quando o garotinho corre
atrás do seu ídolo, do seu herói, gritando: “Shaaane!...” Aqui, só há desprezo e vingança.