Quando eu tinha vinte e poucos anos e era (ou pensava que
era) crítico de cinema, pensava de vez em quando que algumas das melhores
críticas de filmes que eu já tinha lido eram as sátiras da revista Mad,
aquelas arrasadoras matérias de abertura da revista onde, em seis ou oito
páginas, eram expostas à luz do sol as incoerências, os clichês, as imitações,
as limitações e as banalidades do roteiro, do elenco e da direção. Claro que uma sátira da Mad não podia
atingir a profundidade e a amplitude de uma crítica propriamente dita. Mas em matéria de ir com o dedo à ferida e
de mostrar a nudez do rei, não tinha similar.
O saite Better Book Titles (http://betterbooktitles.com/) faz algo
parecido, só que numa cápsula minimalista.
Ele propõe um título diferente (e devastador) para um livro conhecido,
muitas vezes denunciando de cara o principal defeito do livro, o clichê que lhe
deu origem. Ou (no caso de grandes
livros, não merecedores disso) pelo menos uma alfinetada bem dada, que em nada
compromete o livro mas lhe dá um novo ângulo; ou um comentário que faz rir quem
conhece a história.
É interessante ver O Colecionador, o grande romance de
estréia de John Fowles, ser rebatizado como Se Você Ama Alguém, Sequestre-a e
Deixe-a Morrer de Pneumonia. Ou ver o
grande Onde os Fracos Não Têm Vez de Cormac MacCarthy ser chamado de O
Dinheiro Arrasa com Tudo à Minha Volta.
O clássico Arco-Íris da Gravidade de Thomas Pynchon passa a ser
chamado, apropriadamente, Foguetes Me Dão Tesão. O maciço e violento 2666 de Roberto Bolaño mantém o nome, mas ganha um subtítulo explicativo: Contagem
dos Cadáveres Menos a Contagem das Páginas.
O saite não se limita a sugerir novo título. Num trabalho
gráfico bem criativo, produz uma nova capa para o livro, muitas vezes
incluindo-o em coleções famosas, numa releitura que chega às vezes a dar a
impressão de um livro que existe mesmo.
Como na edição da Modern Classic para Eu Odeio Ratos Mais do que Amo
Minha Namorada de George Orwell, ou a edição Penguin Classics do conhecido
romance de Edmond Rostand Sabe o que Dizem Sobre Caras com Narizes Grandes:
Eles Estão Apaixonados em Segredo pela Mulher que Você Ama.
Não dá pra não achar graça em Virgem aos 107 Anos de
Stephanie Meyer, ou na autobiografia de Keith Richards sendo reintitulada Guia
de Sobrevivência para Zumbis. Ou num livro qualquer de Danielle Steel, com seu
indefectível design de letras prateadas em relevo e o título Só Leio Livros
Parecidos Com Este. É a arte da
crítica literária, não através da análise, mas do epigrama ferino e da alusão
venenosa, enriquecidos pela criatividade gráfica.
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