Artigos de Braulio Tavares em sua coluna diária no "Jornal da Paraíba" (Campina Grande-PB), desde o 0001 (23 de março de 2003) até o 4098 (10 de abril de 2016). Do 4099 em diante, os textos estão sendo publicados apenas neste blog, devido ao fim da publicação do jornal impresso.
sábado, 10 de setembro de 2011
2658) O que é um Loop (10.9.11)
“Loop” (pronuncia-se “lúp”), é uma palavrinha inglesa muito apreciada pelo pessoal da música eletrônica e pelo da informática. Um loop é algo como um laço, uma linha que dá uma volta completa e emenda no começo.
Em música, loop é uma série de notas ou efeitos sonoros que, quando chega ao fim, começa outra vez, insistentemente.
Na informática, é um processo que não acaba nunca e deixa o usuário do computador olhando, impaciente, aquela ampulhetazinha no lugar do cursor, tão exasperante quanto sinal de linha telefônica ocupada.
E alguém divulgou na Web a historieta abaixo para explicar o que está acontecendo.
1) O Diretor chama a secretária e avisa que vão viajar a trabalho por uma semana.
2) A Secretária liga para o marido e avisa que vai passar uma semana fora.
3) O Marido liga para a amante e diz que terão uma semana inteira para ficar juntos.
4) A Amante liga para o aluno a quem dá aulas particulares e pede licença por uma semana.
5) O Aluno liga para o avô e diz que terá uma semana sem aulas, e poderão fazer algum programa juntos.
6) O Avô, que é o mesmo Diretor do início da história, chama a Secretária e manda cancelar a viagem, pois deseja ficar com o neto, que não vê há um ano.
7) A Secretária liga para o marido: a viagem foi cancelada.
8) O Marido liga para a amante: não terão mais uma semana inteira para ficar juntos.
9) A Amante liga para o aluno: não vai mais tirar licença, e os dois deverão ter aulas normalmente.
10) O Aluno liga para o avô: não podem mais se encontrar porque ele afinal vai ter uma semana de aulas.
11) O Avô, que é o mesmo Diretor, liga para a secretária: já que não poderá ficar com o netinho, é melhor confirmar de novo a viagem... E tudo recomeça.
Isto é um loop. Os personagens cruciais da história são o Diretor, que é o Começo, e o Netinho, que é o Fim. Se fossem personagens não relacionados, a história fluiria normalmente. Acontece que o Fim se relaciona com o Começo e lhe envia uma mensagem que reverte o comando inicial.
Se esse loop ficar rodando, os personagens ficarão irritados com tantas mudanças de planos, pois nenhum tem a visão geral do que está acontecendo. Os programas de computador têm sub-rotinas (ou sei lá como as chamam) que acompanham todos os passos e percebem quando há um elemento contraditório (o Diretor quer viajar mas o Avô não quer, e os dois são a mesma pessoa).
Enquanto isso não for resolvido a cadeia de comandos ficará paralisada, rodando sem sair do canto. Tem que haver uma vigilância de fora, que enxergue todo o processo e perceba onde está o ponto onde ele se volta sobre si mesmo e manda reverter tudo que tinha sido ordenado antes.
Muito legal! Gostei!
ResponderExcluirFernanda Outeiro
Essa é arretada!
ResponderExcluirRomulo